Notícias

Atendimento do Cadastro Único é intensificado na Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social

O prazo da atualização de dados dos inscritos no cadastro para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) se estenderá até o final do mês

POR APODI | 21 DE AGOSTO DE 2018 | 39

A unidade de atendimento do Cadastro Único (Bolsa Família) da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social intensificou nos últimos dias o atendimento ao público devido ao prazo da atualização de dados dos inscritos no cadastro para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), devido ao sistema de Cadastro Único que estava inativo desde o mês passado, cumprindo as normas do Ministério do Desenvolvimento Social e da Caixa Econômica Federal.

Segundo balanço da coordenação do Bolsa Família, em agosto deste ano foram atendidas cerca de 400 famílias. “Estão sendo realizados entre 70 e 80 atendimentos diários, das 8h às 13h. Também estendemos o horário até as 15h para organizarmos as fichas cadastrais dos usuários”, comentou Rosalina Silveira.

A coordenadora do Cadastro Único, Rosalina Silveira, ressalta que o Cadastro Único é fundamental para quem deseja ter acesso a benefícios como Bolsa Família, tarifa social de energia, gratuidade para deficientes e idosos, Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), Carteira de Habilitação Popular, entre outros.

“A taxa de atualização cadastral nacional é de 70,26% e a taxa municipal já superou os 84,95%”, comemora a secretária Isiany de Medeiros.

A articulação intersetorial na gestão do PBF, especialmente nas áreas de assistência social, educação e saúde, potencializa o acompanhamento das condicionalidades do PBF e os impactos do Programa. O município de Apodi vai receber no próximo dia 28 de agosto a intersetorialidade do PBF com Jairos Bessa, na ocasião os usurários poderão tirar dúvidas sobre cadastro e condicionalidades do programa. O local do evento será no Centro Social do Idoso a partir das 9h.

Em Apodi, atualmente 5.512 famílias estão recebendo o benefício do Bolsa Família, num total de 8.947 famílias inscritas no Cadastro Único.

O Cadastro Único é um mecanismo que identifica e caracteriza as famílias de baixa renda, consideradas por possuírem uma renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa ou renda mensal total de até três salários mínimos.

A equipe da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social também serve todas as manhãs café, leite, sucos e frutas para os usuários.

 

Deixe seu comentário

Prefeitura Municipal de Apodi

LOCALIZAÇÃO

 Praça Francisco Pinto , nº 56 Centro

 Tel.: (84) 33333609

 gabinetecivilapodi@gmail.com

REDES SOCIAIS