A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente - CMDCA, vai dar início, neste mês de junho, ao projeto "Ciranda - Brincar é para quem pode, trabalhar também", que propõe construir a formação de identidade profissional dos adolescentes tendo como objetivo principal o fortalecimento das ações de enfrentamento ao trabalho ilegal infanto juvenil.
O Ciranda visa possibilitar a construção de um projeto de vida sustentável, o qual promove capacitação e preparação aos jovens aprendizes na faixa etária de 14 a 18 anos incompletos que sejam estudantes da Rede Pública de Ensino, vindo de famílias carentes beneficiários dos programas sociais do Governo Federal, encaminhando-os para futuras experiências profissionais, respeitando a peculiaridade da idade e as regulações da Lei do Jovem Aprendiz.
A princípio serão ofertadas 60 vagas para adolescentes que atenderem aos requisitos e, consequentemente, acompanhamento as suas famílias. A partir desta segunda-feira (15), começarão os cadastramentos dos alunos através do busca ativa.
O Projeto será desenvolvido por uma equipe de profissionais formada por uma Coordenadora, um Psicólogo, uma Assistente Social, uma Analista de Estágio e três Orientadores sociais. O projeto terá endereço fixo, na Rua: Padre Benedito Alves, n° 112. Sua durabilidade será de um ano. Neste primeiro momento as atividades serão on-line e, assim que possível, passará a realizar encontros com aulas presenciais.
O Ciranda é Financiado pelo Banco Itaú Social e será executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social com fiscalização do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Ministério Público e do Sistema de Garantia de Direitos. Informações para cadastro/inscrição pelo contato: 99699-1011.