Notícias

Prefeitura garante abastecimento de água para as comunidades rurais

POR APODI | 09 DE AGOSTO DE 2018 | 183
A falta de acesso regular a qualquer fonte de água potável ainda é uma situação bastante presente na realidade social brasileira, e particularmente crítica para a população localizada na zona rural, em especial para aquela em situação de extrema pobreza.

Com o objetivo de atender às comunidades da zona rural de Apodi, onde não houve recarga suficiente do volume de água nos reservatórios, a Prefeitura continua priorizando o abastecimento, em diversas localidades da zona rural do Município.

A iniciativa, coordenada pela Secretaria Municipal de Agricultura e Recursos Hídricos, beneficia várias famílias. Somente nos últimos 30 dias foram consertados os sistemas de abastecimento dos sítios Sororoca, Baixa Verde, Barra I e II e Assentamento Paraíso.

Para o prefeito Alan Silveira, atitudes como esta, pode mudar a vida das pessoas. Ter acesso a água limpa é um direito humano e um sinônimo de saúde.

A água é indispensável no preparo de alimentos, hidratação, na higienização de ambientes e esta realidade faz de Apodi uma cidade cada vez melhor, disse Alan.

No semiárido a situação de acesso à água é ainda mais crítica, uma vez que os rios geralmente são intermitentes, o subsolo é formado em 70% por rochas cristalinas, rasas - o que dificulta a formação de mananciais perenes e prejudica a portabilidade da água subterrânea, que normalmente é salinizada.

Além do conserto, a gente também fez a recuperação das bombas, garantindo que esse sofrimento com a falta d'e1gua seja sanado por completo, comemorou o secretário Elton Rosemberg.

No Brasil, 72,2% da população rural ainda acessa água apenas por meio de poços, cacimbas, açudes e barreiros, acesso esse muitas vezes precário e com grande potencial para provocar doenças (IBGE, Censo Demográfico 2010).

FONTE: Blog ApoDiário

 

Deixe seu comentário