Notícias

Apodi lançará campanha pela conscientização do homem sobre o fim da violência contra as mulheres

| 06 DE DEZEMBRO DE 2017 | 202

(Foto: Josemário Alves | Comunicação)

O município de Apodi, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, lançará nesta quarta-feira (06) uma campanha que visa conscientizar os homens acerca da violência contra as mulheres. A campanha faz parte de uma ação nacional que será trabalhada em Apodi pela primeira vez.

Denominado de Laço Branco, a campanha será desenvolvida pela Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial dentro dos 16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher.

De acordo com a secretária Valdênia Morais, a ideia é trabalhar o assunto da violência contra as mulheres diretamente com os homens.

A gente está trabalhando esta temática desde o mês passado com as mulheres, e não poderíamos deixar os homens de fora. Nosso objetivo é conscientizá-los e trazê-los para o nosso lado, só assim, poderemos pensar num mundo sem violência, explicou Valdênia.

A campanha Laço Branco será lançada a partir das 20h no Patamar da Igreja Matriz de Apodi, dentro dos festejos da padroeira Nossa Senhora da Conceição.

O Laço Branco diz respeito a uma mobilização que surgiu no Canadá, devido a uma tragédia ocorrida em 1989, em Montreal. Naquele ano, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma escola politécnica canadense, ordenou que homens se retirassem, assassinou 14 mulheres e suicidou-se em seguida.

No Brasil, a campanha teve início em 1999, sob coordenação da Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), que reúne organizações não governamentais e núcleos acadêmicos.

Em 2007, foi promulgada a lei nº 11.489/2007, que estabelece o dia 6 de dezembro como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

 

Deixe seu comentário