CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Melhoria 02/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS NO SÍTIO TIRINETE

Nesta terça-feira (02), ao lado dos secretários, Elton Rosemberg (Agricultura) e Sabino Neto (Saúde), do vereador, Railton Diógenes, da equipe e dos moradores, realizamos mais uma conquista com o programa "Água para Todos".

A instalação da bomba submersa, na comunidade do Tirinete, é um passo significativo rumo ao bem-estar de mais de 35 famílias. É gratificante ver o impacto positivo que podemos alcançar quando nos unimos em prol da nossa comunidade.

A Prefeitura de Apodi vai continuar trabalhando, para transformar vidas e garantir um futuro cada vez melhor para todos.

#Agricultura 06/12/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Apodi inicia Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Indígena

A EMATER, em parceria com a Prefeitura de Apodi e os governos estadual e federal realizou, nesta terça-feira (05), a abertura do Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade Indígena. O evento aconteceu às margens da lagoa, ao lado do museu do Índio.

"Um importante momento que celebra o início do PAA indígena, uma conquista que está beneficiando esta comunidade com os kit's de alimentação e os agricultores familiares com a compra no valor de quase R$60 mil reais. Ao todo, são 240 cestas básicas distribuídas. Mais uma importante conquista", comentou Alan Silveira, prefeito de Apodi.

#Agricultura 23/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Secretaria de Agricultura realiza mais uma edição da entrega do Programa do Milho

Na manhã desta quinta-feira (23), o Secretário de Agricultura, Elton Rosemberg, acompanhou a nona entrega do "Programa do Milho",

Uma parceria da Prefeitura de Apodi com a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, que beneficia muitas famílias de agricultores do município.

Foram 296 sacos de milho destinados a 13 produtores. Para adquirir, basta se direcionar a secretaria municipal de agricultura, para realizar o cadastro.

#Município 18/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA PROGRAMA “ÁGUA PARA TODOS” NA COMUNIDADE DA BAIXA DO TUBARÃO

O prefeito Alan Silveira, ao lado do secretário Elton Rosemberg e do vereador Charton Rêgo, esteve acompanhando, na manhã desta segunda-feira (18) a entrega do Poço da comunidade da Baixa do Tubarão, na Região da Chapada.

Mais uma ação da gestão municipal, agora, em parceria com o vereador Charton Rêgo e a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF, através do mandato do Deputado Estadual, Ezequiel Ferreira e do Senador, Rogério Marinho, onde foi realizada a instalação com caixa d'água elevada, energia solar e chafariz e toda a instalação para as casas, pelo sistema simplificado de abastecimento.

#Agricultura 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA FEIRA DE ANIMAIS DE APODI COMEMORA UM ANO

Na manhã deste sábado (09), o Prefeito Alan Silveira, ao lado do chefe de gabinete, Luciano Moura e da equipe da secretaria de agricultura, participou, da comemoração de um ano da feira dos animais.

Evento realizado na praça da juventude e eventos, local onde acontece todos os sábados a feira dos animais, com a presença de vários criadores e agricultores do município.

Projeto criado em nossa gestão, através da secretaria de agricultura e que tem total apoio da gestão municipal.

#pma #agricultura #feira

#Agricultura 11/09/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA PROGRAMA ÁGUA PARA TODOS NA LAGOA DO MATO

O prefeito Alan Silveira, ao lado do secretário, Elton Rosenberg esteve, na manhã desta segunda-feira (11), acompanhando a conclusão da instalação do Poço da Comunidade da Lagoa do Mato, na Região da Areia.

Mais uma ação da gestão municipal, agora em parceria com a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba - CODEVASF, através do mandato do Deputado Estadual Ezequiel Ferreira e do Senador Rogério Marinho, foi realizado todo sistema de instalação, perfuração, caixa d'água elevada, energia solar e chafariz.

É mais uma ação do programa "Água para Todos", beneficiando a população apodiense.

#Agricultura 03/08/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Secretaria de Agricultura realiza segunda entrega do programa do milho

Na manhã desta quinta-feira (03), o prefeito Alan Silveira, ao lado dos secretários Elton Rosemberg e Luciano Moura, participou da 2ª entrega do "Programa do Milho".

Uma parceria da Prefeitura de Apodi com a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, que beneficia muitas famílias de agricultores do município.

Para adquirir, basta se direcionar à Secretaria Municipal de Agricultura para realizar o cadastro.

#Agricultura 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Em Natal, prefeito e equipe reúnem-se com INCRA

Cumprindo agenda administrativa na capital, nesta terça-feira (09), o prefeito Alan Silveira acompanhado do secretário de Agricultura Teton, dos membros do Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, Luiz Felipe e Evandi Souza, participou de uma reunião na superintendência do INCRA com o superintendente Lucenilson Ângelo e o chefe de desenvolvimento Fernandes.

"Na oportunidade fizemos o convite para a instituição participar da II EXPOAP. Discutimos também sobre ações e novos projetos para o município e para as famílias assentadas", disse Alan.

#Agricultura 10/05/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Reunião discute produção de leite em Apodi

O prefeito Alan Silveira, ao lado do Secretário de Agricultura Teton, recebeu, na manhã desta quarta-feira (10), membros da nova diretoria da Associação de Produtores de Leite do Oeste Potiguar - ASPROLO.

"Discutimos com a entidade, ações e parcerias para avançar ainda mais na produção de leite no nosso município", falou Alan.

#Agricultura 22/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Feira de Animais de Apodi já é tradição

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, continua realizando todos os sábados a Feira de Animais, na Praça da Juventude às margens da BR-405.

No evento, que já é tradição, os agricultores e produtores podem expor os seus rebanhos, e realizar a venda e/ou troca.

É montado toda uma estrutura de currais, banheiros, tendas, dentre outros.

#Agricultura 21/11/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Apicultores de Apodi participam de Dia de Campo

Nesse sábado (19), o SENAR, em parceria com Prefeitura de Apodi, realizou um "Dia de Campo" com apicultores de Apodi, acompanhados pelo Projeto "AgroNordeste de Assistência Técnica e Gerencial". O evento foi realizado no Núcleo de Capacitação Tecnológica em Apicultura da Universidade Federal Rural do Semi-Árido.

Os produtores conheceram as instalações do Núcleo e participaram de palestras sobre o manejo das abelhas e sobre gestão e planejamento da atividade apícola, bem como, oficina prática sobre a montagem de incrustador de cera elétrico, ferramenta crucial para otimização do trabalho com cera nas colmeias. Os produtores ainda ganharam kits e implementos apícolas. O evento teve o apoio do Sindicato dos Produtores de Apodi, SENAR, EMATER-RN, UFERSA e Prefeitura de Apodi.

#Planejamento 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Secretaria de Agricultura convida associações para realização de cadastro do programa Corte de Terras 2023

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente, e Pesca COMUNICA aos presidentes/representantes de associações comunitárias o calendário de reuniões para cadastro no programa Corte de Terra 2023, conforme datas por regiões:

Areia e Pedra - 11/10/2022 às 9:00 horas.

Chapada - 13/10/2022 às 9:00 horas.

Vale - 18/10/2022 às 9:00 horas.

Cientes da participação de vossas senhorias agradecemos antecipadamente.

#Agricultura 07/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa Agua Para Todos instala adutora no Sítio Caboclo

A Prefeitura de Apodi realizou, na manhã desta sexta-feira (07), mais uma ação do Programa "Água para Todos", agora na comunidade rural de Caboclo.

O prefeito de Apodi Alan Silveira, ao lado do Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca Elthon Rosemberg, participou da ação.

"Mais uma adutora que será instalada para melhorar o abastecimento de água, serão cerca de 100m de tubulação para resolver o problema de abastecimento da comunidade do Caboclo. O trabalho não para", falou o Prefeito Alan Silveira.

O programa "Água Para Todos" foi criado pela gestão Apodi Cidade de Todos" para resolver a problemática do abastecimento das diversas comunidades rurais de Apodi.

#Tecnologia 06/10/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura entrega primeiro Selo de Inspeção Municipal

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, entregou nesta quinta-feira (06), o Selo de Inspeção Municipal (SIM) de número 001. O selo foi conferido ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), referente a unidade de beneficiamento de leite e derivados.

Ao lado do Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca Elthon Rosemberg, o prefeito de Apodi Alan Silveira, fez a entrega do SIM, a equipe do ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Apodi.

"Momento ímpar para o nosso município. Estamos entregando o primeiro Selo de Inspeção Municipal para comercialização de produtos de origem animal e vegetal, uma vez que o SIM é entregue às unidades de beneficiamento após submeterem a um processo de fiscalização, garantindo a segurança alimentar da população consumidora, evitando possíveis contaminações e problemas alimentares. Seguimos fazendo história em Apodi", falou o Prefeito Alan Silveira.

#Agricultura 08/06/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura e FETRAF construirão 100 cisternas em Apodi

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (08), uma reunião entre Prefeitura de Apodi e a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar - FETRAF do RN, visando firmar parceria para a construção de 100 cisternas nas zonas rurais de Apodi. Estiveram presentes o Prefeito Alan Silveira, os secretários municipais Luciano Moura, Juniano Marckezan e Elthon Rosemberg (Teton), Diretor da FETRAF, Raimundo, presidente do SINDRAF de Felipe Guerra, Duquinha, e membros do FETRAF.

"Objetivo da reunião foi a construção de 100 cisternas, onde a gestão municipal será parceira na execução dessa importante ação. Parabenizo os membros do FETRAF pela ação que será realizada em Apodi", falou Alan.

#Município 19/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Vem ai a I Exposição Agropecuária de Apodi

Vem aí a I Exposição Agropecuária de Apodi. A EXPOAP será realizada de 03 a 05 de junho, na Praça da Juventude. Fique por dentro da programação que vai dar R$50 mil em premiações.

#FeiraAgropecuariaApodi

#Agenda 05/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Reunião entre prefeito e secretários municipais discute últimos detalhes para realização da I EXPOAP

O Prefeito Alan Silveira se reuniu, na manhã desta quinta-feira (05), com os secretários municipais de Educação e Cultura Elmo Alves, Obras Urbanismo e Serviços Urbanos Alan Rodrigues, Chefe de Gabinete Luciano Moura, Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca Elthon Rosemberg, Turismo, Esporte, Juventude e Lazer Gilney Morais e Desenvolvimento, Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial Itamara Sena, e com equipe do marketing e da Secretaria de Agricultura para discutir os últimos detalhes da I EXPOAP (Exposição Agropecuária de Apodi).

"Estamos alinhando os últimos detalhes para a realização da nossa EXPOAP, que vai acontecer nos dias 3, 4 e 5 de junho", falou Alan.

A primeira Exposição Agropecuária de Apodi - EXPOAP será um dos maiores eventos da categoria em toda a região.

#Município 04/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeito, Secretario de Agricultura e Sebrae discutem importantes temáticas para o município

O Prefeito Alan Silveira, ao lado do Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca Elthon Rosemberg e equipe da Secretaria de Agricultura, se reuniu com membros do Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE, na manhã desta quarta-feira (04), para discutir temáticas como compras governamentais, licenciamento, regularização fundiária e mercado.

"O agronegócio é um segmento estratégico para Apodi. Com o objetivo de deixar um legado para os agricultores e produtores da nossa cidade, buscamos o SEBRAE, que já é um grande parceiro, para nos auxiliar a construir esse projeto. Em breve, lançaremos um banco de oportunidades para os agricultores locais. É dinheiro do município voltando para o município", falou Alan.

#Melhoria 04/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa Água Para Todos realiza ação em Santa Rosa I

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, realizou na manhã desta quarta-feira (04), mais uma ação do Programa Água para Todos. O Prefeito Alan Silveira, ao lado do Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca Elthon Rosemberg, esteve acompanhando a ação.

"Realizamos a ação na comunidade Santa Rosa 1, na Região da Pedra. Ao todo são mais de 40 famílias beneficiadas. Mais um programa da gestão municipal que vem sendo um sucesso. O trabalho não para", falou Alan.

#Agricultura 18/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Relação dos agricultores com pendencias referentes ao garantia-Safra 2020 - 2021

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Municipal de Agricultura, informa aos beneficiários abaixo os quais se encontram com pendências para inserção do Número de Identificação Social - NIS, na emissão de folha de pagamento do Garantia-Safra 2020-2021, procurarem a Secretaria de Agricultura de Apodi com os seguintes documentos: RG, CPF, e documento com número do NIS.

UF

Município

Nome

Status

RN

Apodi

ANTONIO BATISTA PINTO

Aguardando NIS

RN

Apodi

DAMARES GOMES DE OLIVEIRA MORAIS

Aguardando NIS

RN

Apodi

EDNELVIA GURGEL PINTO

Aguardando NIS

RN

Apodi

EVANDIO GURGEL CABRAL

Aguardando NIS

RN

Apodi

FRANCISCA JANAINA DE SOUSA PINHEIRO

Aguardando NIS

RN

Apodi

FRANCISCO ALISON PAIVA LIMA

Aguardando NIS

RN

Apodi

FRANCISCO ANTONIO FERNANDES

Aguardando NIS

RN

Apodi

FRANCISCO CANDIDO DO CARMO

Aguardando NIS

RN

Apodi

FRANCISCO FAUSTINO PEREIRA

Aguardando NIS

RN

Apodi

FRANCISCO NAILTON PEREIRA DE PAIVA

Aguardando NIS

RN

Apodi

FRANCISCO PEDRO DE PAIVA NETO

Aguardando NIS

RN

Apodi

GENIVALDO LEITE DE OLIVEIRA

Aguardando NIS

RN

Apodi

GEOVANIA CARLA DE LIMA CAVALCANTE

Aguardando NIS

RN

Apodi

GILVANEIDE ALVES MAIA

Aguardando NIS

RN

Apodi

ISABELE CRISTIANE LIMA TARGINO

Aguardando NIS

RN

Apodi

JOSE WILSON DE LIMA TORRES

Aguardando NIS

RN

Apodi

JOSE WILSON TORRES DE LIMA

Aguardando NIS

RN

Apodi

LINALDA MARIA DA SILVA

Aguardando NIS

RN

Apodi

LUIS SALES DE MORAIS JUNIOR

Aguardando NIS

RN

Apodi

MAGNA MONALYZA MARINHO MORAIS

Aguardando NIS

RN

Apodi

MARIA DO SOCORRO ALVES PINTO

Aguardando NIS

RN

Apodi

MATHEUS DE LIMA OLIVEIRA

Aguardando NIS

RN

Apodi

NEILDON LIBANIO DA SILVA

Aguardando NIS

RN

Apodi

OZENILDA OZELITA DE PAIVA SOUZA

Aguardando NIS

RN

Apodi

PEDRO ALVES DE LIMA

Aguardando NIS

RN

Apodi

PEDRO MARCOLINO TORRES

Aguardando NIS

#Planejamento 06/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Reunião com Gerência do Banco do Brasil visa parceria para EXPOAP

O Prefeito Alan Silveira participou, nesta quarta-feira (06), ao lado dos secretários Juniano Marquezan e Elhon Rosemberg (Teton) e da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura, de uma reunião com o gerente do Banco do Brasil, Selmar Cezário.

"Em mais uma reunião produtiva, solicitamos o apoio e parceria do Banco do Brasil para a nossa primeira Exposição Agropecuária de Apodi, evento que acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de junho", lembrou Alan.

A Primeira Exposição Agropecuária de Apodi será um evento de grande porte e importância, não só para o município de Apodi, mas para toda a região.

#Agenda 04/04/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Reunião discute logística da I EXPOAP

O Prefeito Alan Silveira participou, na manhã desta segunda-feira (04), de uma reunião com a equipe da Secretaria Municipal de Agricultura para tratar sobre a logística para a realização da I Exposição Agropecuária de Apodi - EXPOAP.

"Na ocasião, discutimos todo o planejamento financeiro, a programação e logística organizacional deste grande evento. A EXPOAP acontecerá nos dias 3, 4 e 5 de junho, no nosso município", lembrou Alan.

#Agricultura 30/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Em parceria com a SEMARH, Prefeitura realiza instalação de poço da Cápua

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com SEMARH e Governo do Estado, concluiu, na manhã desta quarta-feira (30), a instalação do poço da comunidade de Cápua, na Região da Pedra.

"Realizamos a perfuração, limpeza, vazão e instalação do poço na comunidade da Cápua. Mais uma ação do Programa Água para Todos que vai beneficiar cerca de quase 30 famílias. Agradeço ao Deputado Estadual Ezequiel Ferreira por ter solicitado e conseguido essa importante ação para Apodi", falou o Prefeito Alan Silveira.

Através do programa "Água Para Todos" a prefeitura de Apodi tem levado abastecimento para diversas comunidades rurais. O programa atende a população com perfuração de poços, sistema simples de abastecimento, instalação de canos e bombas submersas, doação e consertos de bombas e encanamento.

#Agricultura 28/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeito e Secretário de Agricultura reúnem-se com SEBRAE com vistas a parceria em beneficio do homem do campo

O Prefeito Alan Silveira participou, nesta segunda-feira (28), ao lado do Secretário de Agricultura Elthon Rosemberg e da equipe técnica, de uma reunião com a equipe do Sistema Brasileiro Apoio as Micro e Pequenas Empresas - SEBRAE.

"Em mais uma reunião produtiva, solicitei parcerias para beneficiar o homem do campo e para que o SEBRAE participe da primeira Exposição Agropecuária de Apodi, evento que acontecerá no mês de junho. Também discutimos as ações do Programa Apodi-Agro, certamente essa reunião renderá bons frutos para o apoio e desenvolvimento do homem do campo", lembrou Alan.

#Município 25/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Reunião solicita participação do IFRN na I Exposição Agropecuária de Apodi

O Prefeito Alan Silveira, ao lado do secretário, Elthon Rosemberg e da equipe técnica da Secretaria Municipal de Agricultura, reuniu-se, na manhã desta sexta-feira (25), com o Diretor do IFRN - Campus Apodi, Damião Freire, Diretora da Fazenda do IFRN, Ângela, Coordenadora de extensão, Sabrina e o Diretor acadêmico, Cleone, para discutirem sobre uma parceria na participação da I EXPOAP - Exposição Agropecuária de Apodi.

"Solicitamos à equipe do IFRN o apoio de professores e alunos do Curso Técnico em Agropecuária para nos dar suporte na realização da EXPOAP, que será realizada pela nossa gestão, na Praça da Juventude, no período de 03 a 05 de junho. Agradecemos à equipe na pessoa de Damião pela atenção e apoio", destacou o prefeito Alan.

#Agricultura 04/03/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi, em parceria com o INCRA realiza ação do Momento Mulher

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura em parceria com o INCRA, realizou na manhã desta sexta-feira (04), mais uma ação do programa "Fomento Mulher".

"Programa realizado em parceria Prefeitura e INCRA, onde realizamos a assinatura dos projetos para liberação de mais de R$ 70 mil, beneficiando 14 famílias dos Assentamentos do Góis, Caiçara e Portal da Chapada. Desde que demos início à parceria e ao programa já foi injetado quase R$ 1 milhão pelo INCRA. Seguimos trabalhando na valorização dos nossos assentados", falou o Prefeito Alan Silveira.

#Agricultura 15/02/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Inicia pagamento referente ao Seguro Safra 2020/2021 Confira a lista dos beneficiários do Garantia Safra 2020/2021
#Agricultura 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura entrega DAP's aos assentados Ato de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 24
#Educação 22/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Em parceria com SENAR, Apodi inicia curso de Operador de Retroescavadeira

Na manhã desta segunda-feira (22), teve início o curso de Operador de Retroescavadeira, fruto de uma parceria entre Prefeitura de Apodi e Serviço Nacional de Aprendizagem Rural - SENAR.

Estiveram no local o Prefeito Alan Silveira, o Secretário de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca Elthon Rosemberg (Teton), o Presidente do Sindicato e o representante do SENAR Evandi Souza, além dos técnicos da entidade.

"Mais um curso para deixar nossa população capacitada e preparada para o mercado de trabalho. Agradeço ao SENAR por mais uma parceria", falou Alan Silveira, prefeito de Apodi.

#Agricultura 16/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Faça seu cadastro para o Programa Corte de Terras 2022

A Prefeitura de Apodi comunica que está realizando o cadastro dos agricultores não associados para o Programa Corte de Terra 2022.

O cadastramento estará sendo feito entre hoje, 16 de novembro, e 03 de dezembro, na sede da Secretaria de Agricultura.

#Agricultura 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi conclui mutirão de DAPS

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária - INCRA, concluiu nesta quinta-feira (11), o segundo mutirão de atualização e emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf - DAP'S.

"Nesta semana entregamos a população o Núcleo Municipal de Regularização Fundiária, e durante 3 dias realizamos o mutirão de atualização e emissão de DAP'S para os assentados da Reforma Agrária. Ao todo foram mais de 300 assentados atendidos e mais de 250 DAP'S emitidas. Mais uma ação em parceria entre Prefeitura e INCRA para beneficiar as famílias da zona rural de Apodi", falou o Prefeito Alan Silveira.

O momento tem um grande significado para o homem do campo. Com esse mutirão de Declaração de Aptidão ao Pronaf o agricultor pode ficar em dia com esse importante documento rural.

#Agricultura 11/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa Pinto Caipira já distribuiu 19 mil aves

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca realizou, nesta quinta-feira (11), mais uma entrega do Programa "Pinto Caipira".

O programa foi criado pela gestão Apodi Cidade de Todos com o intuito de ajudar na permanência do homem no campo com mais qualidade de vida e renda.

"Nossa gestão já entregou, em 2021, um total de 19 mil aves, beneficiando cerca de 270 famílias. Esse é mais um programa do governo municipal, em parceria com a EMPARN, para incentivo ao homem do campo no nosso município", falou o Prefeito Alan Silveira.

O programa Pinto Caipira oferta a ave a subsídio financeiro para as famílias. Cada família cadastradas pode retirar até 100 pintos.

#Agricultura 18/08/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Confira o prazo para entrega da DITR

A Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos, Meio Ambiente e Pesca de Apodi informa aos produtores rurais do município que o prazo para a entrega da Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (DITR), referente ao exercício 2021, começou no dia 16 de agosto e encerra em 30 de setembro.

Portanto, você produtor rural, que possui propriedades de até 4 Módulos Rurais (aproximadamente 200 hectares), pode comparecer na sede da Secretaria, que iremos oferecer o suporte para a emissão da Declaração do ITR 2021.

Os documentos necessários são:

- Documentos pessoais (RG e CPF) do proprietário da parcela;

- Matrícula atualizada do imóvel (se houver alguma alteração na situação jurídica);

- Recibo do Cadastro Ambiental Rural;

- CAR (no caso daqueles que já fizeram o cadastro);

- Declaração do ano anterior.

#Agricultura 21/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi inicia instalação de 6 poços A ação acontece em parceria com Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca
#Agricultura 21/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi inicia instalação de 6 poços A ação acontece em parceria com Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e da Pesca
#Agricultura 17/07/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa Pinto Caipira já distribuiu 7.850 aves em 2021 Nessa sexta-feira, dia 16, mais 650 aves foram distribuidas
#Agricultura 27/05/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa pinto Caipira beneficia o homem do campo

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, deu início, nesta quinta-feira (27) ao programa "Pinto Caipira" deste ano. Mais um importante programa para beneficiar o homem do campo, proporcionando, além de fonte de alimentação, uma possível fonte de renda.

"Nesta primeira remessa já foram entregues 1500 pintos, beneficiando cerca de 20 famílias. Mais um programa de incentivo ao Homem do campo. O cadastro é realizado na sede da Secretaria, seguindo todo protocolo sanitário e a entrega realizada semanalmente através de agendamento.", falou o prefeito Alan Silveira.

#Agricultura 10/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi adere ao Programa Titula Brasil Termo de adesão foi assinado na manhã desta quarta-feira, dia 10
#Agricultura 21/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA No campo: Prefeitura de Apodi incentiva agricultores e oferece corte de terra Programa corte de terra beneficiou mais de 2 mil agricultores em Apodi
#Agricultura 08/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Campanha da Febre Aftosa é prorrogada até o dia 31

A Prefeitura de Apodi, Por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente informa que a primeira etapa da campanha de vacinação contra a Febre Aftosa foi prorrogada até o dia 31 de julho.

Já a emissão da Declaração do Rebanho pode ser obtida, até o dia 31 de agosto, na sede da secretaria. As informações foram divulgadas pelo secretario municipal da pasta veterinário Elthon Rosemberg.

#Agricultura 26/06/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi lança programa Corte de Terras Verão A meta do programa é preparar mais de 2.500 hectares de terra atendendo 500 agricultores familiares
#Agricultura 05/03/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura e EMPARN firmam convênio de concessão de unidade de beneficiamento de pescado O convênio foi assinado na manhã desta quinta-feira, dia 05
#Agricultura 30/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi investe mais de R$ 200 mil reais no Seguro Safra 2020

Um investimento de mais R$ 205 mil de recursos próprios para garantir a todos os agricultores do município o direito ao Seguro Safra.

#Agricultura 16/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi recupera poço em Soledade II Uma ação no valor de R$ 28 mil reais realizado com recursos próprios
#Agricultura 16/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Abertura da Feira Livre será neste Sábado (18)
#Agricultura 16/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa Corte de Terras 2020 será o maior que Apodi já teve Serão quase 4 mil horas de corte de terras
#Agricultura 20/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Entidades reúnem-se para discutir emissão de DAPs em Apodi Emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf foi tema da reunião
#Agricultura 17/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Cadastro para programa Corte de Terras é prorrogado até o dia 20 A Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente e avisa para quem ainda não realizou o cadastro para o Programa Corte de Terra 2020, que o prazo prorrogou até próxima sexta, dia 20.

O cadastro é realizado na sede da Secretaria, das 07 às 11:30h.
#Município 13/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeito reúne-se com empresa que ganhou licitação para recuperação de poço em Soledade II Um investimento de R$ 28 mil para recuperar o poço da comunidade
#Agricultura 12/12/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Crédito Fomento Mulher impulsiona a independência financeira da trabalhadora rural em Apodi Cada família terá disponível um valor de R$ 5 mil
#Agricultura 28/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa Pinto Caipira realiza nova entrega, totalizando 67 mil aves Até o momento já foram entregues 77 mil aves
#Agricultura 13/11/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa Água Para Todos beneficia comunidade de Quixabeirinha Adutora beneficiará várias famílias da localidade
#Agricultura 11/09/2019 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Apodi sedia encontro regional do Garantia-Safra Evento reuniu técnicos de 13 municípios do estado
#Agricultura 14/08/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi realiza entrega de Milho e beneficia agricultores Incentivar e abrir novas perspectivas para o fortalecimento dos pequenos criadores, por meio do Programa do Milho da Conab em Apodi. Esse é o principal objetivo da Prefeitura em fazer a segunda entrega de milho somente este ano.
#Agricultura 10/05/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Mais de 500 famílias rurais de Apodi serão beneficiadas com renovação de DAP’s A Prefeitura Municipal de Apodi por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Recursos Hídricos, em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), iniciou na última segunda-feira (07) a renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), junto aos assentamentos rurais do município.

A renovação da DAP está acontecendo durante toda esta semana e beneficiará as famílias dos 15 assentamentos rurais de Apodi. Ela é necessária para acionamento de credito junto ao Banco do Nordeste do Brasil (BNB) e para acionamento das demais políticas de desenvolvimento da agricultura familiar.

Para o secretário de agricultura do município de Apodi Elton Rosemberg, a ação representa a inserção do pequeno agricultor nas importantes políticas públicas de manutenção do homem no campo. “Essa renovação representa um grande ganho para essas famílias”, comentou.

Já o prefeito Alan Silveira destacou que a renovação da Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar permitirá que essas famílias sejam inseridas em políticas de governo. “Nesses 15 assentamentos residem cerca de 500 famílias que terão a oportunidade de realizar empréstimos e ter acesso direto a várias políticas públicas”, complementou.
#Agricultura 22/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa do Milho de Apodi faz CONAB Mossoró se tornar principal unidade do Estado
Em virtude da realização do Programa do Milho, feito em parceria com a Prefeitura Municipal de Apodi, a Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) de Mossoró está figurando como a principal unidade do Rio Grande do Norte.

O motivo é a grande quantidade de milho que a unidade está distribuindo para o município. Desde o início do programa, em julho deste ano, já foram entregues aos produtores de Apodi mais de 5 mil sacas de 60kg do grão.

“Além de tornar a CONAB Mossoró a principal do Estado, essa grande entrada de grãos está ajudando a regular o preço aqui. Se não fosse esse programa, a saca em nosso comércio já estaria sendo vendida por cerca de R$ 60,00”, comentou o secretário Municipal de Agricultura, Elton Rosemberg.

O Programa do Milho é uma ação da Prefeitura de Apodi que visa contribuir, diretamente, para a melhoria do homem do campo, uma vez que proporciona uma maior comodidade e consequente contribuição para os criadores municipais.

Através desta ação, os produtores compram a saca pelo preço de R$ 33 e recebem assistência durante a aquisição e o transporte gratuito de Mossoró até Apodi.
#Agricultura 09/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Programa do Pinto Caipira já beneficiou 60 famílias rurais em Apodi
A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, entregou na manhã desta quinta-feira (09) um mil e quinhentos pintos aos agricultores familiares. A ação faz parte do programa “Pinto Caipira”, que visa aumentar a renda do homem do campo.

O programa do governo municipal, denominado “Pinto Caipira”, é uma parceria entre o município e a Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte - EMPARN. Nele, o homem do campo adquire os pintos ao valor de R$ 1 a unidade e recebe o devido treinamento para o processo de criação.

“Estão sendo beneficiados mais 30 agricultores familiares do nosso município. Com essa entrega de hoje, chegamos a 60 famílias beneficiadas e 3 mil pintos entregues no total”, comentou o prefeito Alan Silveira.

Para o Secretário municipal de Agricultura, Irrigação, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Elton Rosemberg, o programa tem grande importância na valorização ao produtor rural. “O programa do Pinto tem beneficiado muitas famílias que passam a ter mais estímulo para a permanência no campo”, complementou.

Os agricultores interessados em participar do “Pinto Caipira”, devem procurar a secretaria para obter mais informações.
#Agricultura 07/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura cede terreno para construção de unidade de beneficiamento de carne caprina em Apodi
O prefeito de Apodi Alan Silveira assinou, na tarde desta terça-feira (07), o termo de concessão de um terreno com 20 mil metros quadrados para a construção e instalação de uma unidade de beneficiamento de carne caprina e ovina no município.

A assinatura do documento aconteceu no Gabinete Civil na companhia do secretário de Agricultura Elthon Rosemberg, dos vereadores Ângelo Suassuna e Evangelista Menezes, além de representantes da Cooperativa da Agricultura Familiar de Apodi (COOAFAP), que irá gerir o equipamento.

A unidade de beneficiamento será construída através de parceria entre a COOAFAP e o projeto RN Sustentável, do Governo do Estado, em um investimento de quase R$ 670 mil, sendo R$ 117 mil de contrapartida da cooperativa.

Conforme o agricultor e presidente da cooperativa, José Ferreira, a construção do equipamento representa um avanço para a agricultura familiar, principalmente, para os pequenos produtores de caprino e ovino.

“Não tenho dúvidas de que esta unidade irá trazer grandes benefícios para a gente. O projeto é audacioso e, desde já, a gente agradece ao prefeito pela contribuição cedendo o terreno”, destacou José Ferreira.

Para o prefeito Alan Silveira, a concessão do espaço é apenas uma das formas do município contribuir e valorizar a agricultura familiar.

“Nós estamos cedendo o terreno porque acreditamos no potencial de cada pequeno agricultor, de cada pequeno produtor. Temos certeza que esta cessão será um investimento que trará um grande retorno para o município, pois sabemos da capacidade da COOAFAP, uma das cooperativas mais bem organizada que temos aqui”, afirmou o gestor.

O terreno de 20 mil metros quadrados fica localizado na comunidade de Baixa Grande, às margens da rodovia federal BR - 405. A concessão é válida por 20 anos e pode ser prorrogada.
#Agricultura 27/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Secretarias municipais reúnem-se com presidentes de assentamentos em Apodi
Funcionários das secretarias Municipais de Agricultura, Assistência Social e da Secretaria da Mulher se reuniram com presidentes de assentamentos durante a manhã desta sexta (27).

Na pauta estava o cronograma de atividades do Programa “Fomento Mulher”, que terá início no próximo dia 31 de outubro nos assentamentos Paulo Canapum e São Bento.

O trabalho integrado das referidas secretarias municipais permite uma maior aproximação das beneficiadas com políticas públicas que venham a melhorar a qualidade de vida destas.

O Fomento Mulher é voltado à implantação de projeto produtivo sob a responsabilidade da mulher titular do lote de reforma agrária.
#Agricultura 24/10/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Projeto de piscicultura implantado pela Prefeitura de Apodi é exemplo para cidade de Ipanguaçu
O projeto de piscicultura em tanques escavados realizado pela Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria de Agricultura, Irrigação e Recursos Hídricos, servirá de exemplo para a cidade de Ipanguaçu. Na manhã desta segunda-feira (23), o município recebeu visita de intercâmbio de produtores da cidade de Ipanguaçu, onde existe uma parceria entre prefeitura e os produtores responsáveis pela produção de peixes que serão consumidos na Semana Santa daquele município.

A equipe formada por Lucieudes Lopes e Maria Patrícia da Emater, pela chefe de Gabinete Gilderlan Silva e a equipe da Secretaria de Agricultura de Ipanguaçu, foram recebidos por Geraldo Costa, da Emater de Apodi, e Gerson Gomes, da Secretaria Municipal de Agricultura, para conhecerem o funcionamento do projeto já existente e executado em Apodi.

O projeto de piscicultura de Apodi é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Agricultura e recebe apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) local, através de orientação técnica.

Para o secretário de Agricultura do município, Elton Rosemberg, o projeto é mais uma ação que visa beneficiar o homem do campo. “Esse projeto beneficia famílias, através da valorização da permanência do homem no campo, e constitui uma importante ferramenta de benefício financeiro para essas famílias”, comentou.

Para o prefeito Alan Silveira, o projeto representa a atenção devida que a gestão mantém pelo homem do campo. “Nossa administração preocupa-se de fato com a elaboração de políticas públicas que se efetivem através de projetos para o benefício direto do homem do campo”, destacou.
#MeioAmbiente 18/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Apodi recebe Caravana Ecológica a partir desta terça-feira
A cidade de Apodi, no oeste do estado, será palco da Caravana Ecológica do IDEMA. O evento será realizado nos dias 19, 20 e 21 deste, nas imediações da Igreja Matriz e Praça Dom José Freire. A caravana Ecológica tem por objetivo possibilitar à população o acesso às informações relacionadas ao meio ambiente, contribuindo assim para as mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes quanto à proteção ambiental.

A abertura acontecerá na noite desta terça-feira (19) com apresentações culturais e cinema na praça. A programação estende-se durante todo o dia e noite de quarta e quinta-feira, 20 e 21, respectivamente.

O projeto contempla as seguintes atividades: práticas de laboratório, teatro com temática ambiental, espaço da leitura e atividades lúdicas, gincanas, etc. Oficinas de reutilização e confecção de sabão ecológico, espaço para exposição de projetos, central de informações e atendimento, cursos de capacitação, palestras com temática ambiental e cinema na praça.

Para o coordenador de Meio Ambiente do Município Luiz Felipe Lopes, a Caravana Ecológica representa uma forma de sensibilização da sociedade por meio de atividades lúdicas. “Serão três dias de importantes temáticas relacionadas a boa convivência do homem com o meio ambiente, um momento riquíssimo de aprendizado e vivência”, disse.

A Caravana Ecológica é uma parceria entre o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), e a Prefeitura Municipal de Apodi.
#MeioAmbiente 13/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura distribui mais de 100 mil alevinos para repovoamento da Lagoa, Barragem e açude em Apodi
A Prefeitura de Apodi distribuiu, durante a manhã desta quarta-feira (13), mais de 100 mil alevinos de tilápias para repovoamento da espécie em três grandes reservatórios do município. Trata-se de uma ação em parceria com a EMATER, Colônia dos Pescadores e Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS).

A ideia é garantir a sustentabilidade da pesca artesanal e manutenção da fauna aquática. O prefeito Alan Silveira destacou que ação vai beneficiar dezenas de famílias que sobrevivem da pesca no município.

“Desde o início tínhamos esse desejo, inclusive, inserimos em nosso plano de governo. Hoje, estamos colocando em prática para benefício de todos os apodienses, principalmente, para aqueles que tem a pesca como meio de sobrevivência”, comentou o prefeito Alan Silveira.

A distribuição dos alevinos aconteceu na Lagoa do Apodi, Barragem de Santa Cruz e no açude público do Distrito de Melancias.
#Agricultura 12/09/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura de Apodi entrega quase mil sacos de milho através de programa
A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Irrigação e Recursos Hídricos, entregou nesta segunda-feira (11) mais 269 sacos de grãos de milho. O montante faz parte do Programa do Milho, mais uma ação desenvolvida pela administração como forma de fortalecimento ao homem do campo.

O Programa do Milho beneficia várias famílias da zona rural do município de Apodi. De acordo com o secretário de Agricultura, Elton Rosemberg, cerca de mil sacos de milho já foram distribuídos para os agricultores da municipalidade.

O prefeito Alan Silveira destaca que o Programa do Milho é mais uma ação do governo municipal em benefício aos agricultores rurais.

“Esse é mais um programa do nosso plano de governo que está sendo colocado em prática. Estamos pensando no homem do campo e efetivando políticas públicas que traduzam esse nosso pensamento em melhorias para os moradores da zona rural”, comentou.
#Obra 25/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeito autoriza perfuração de terceiro poço em menos de 30 dias e garante abastecimento de mais 60 famílias
O prefeito de Apodi Alan Silveira assinou a sua terceira ordem de serviço para perfuração de poço artesiano no município, em menos de 30 dias. A solenidade de assinatura aconteceu na tarde desta quinta-feira (24) na comunidade de Caboclo I, região do Vale. O poço faz parte de uma série de ações da prefeitura para levar água potável a quem precisa.

Ao todo, serão perfurados cerca de 40 metros de profundidade, construído uma caixa d’água elevada e implantado um sistema de abastecimento simplificado com um investimento de R$ 37 mil de recursos próprios.

Este poço beneficiará diretamente cerca de 60 famílias da comunidade que, atualmente, são abastecidas através de carros-pipa.

Segundo o presidente da Associação dos Moradores de Caboclo I, Edson Gama, a prefeitura está realizando um sonho antigo e cumprindo um acordo firmado com os moradores no final do ano passado.

“Sem dúvidas, isto é a realização de um sonho. Quando fundamos esta associação, há cerca de dois anos atrás, tínhamos como principal objetivo lutar por água de qualidade, pelo nosso abastecimento. Hoje, o prefeito realiza o nosso sonho, ao mesmo tempo em que cumpre um compromisso que ele firmou em novembro do ano passado, antes mesmo de assumir”, destacou o presidente.

Após concluído, o poço será gerenciado pela associação, mas atenderá a todos da comunidade, independentemente de estar associado.

Este é o terceiro poço autorizado pelo prefeito Alan Silveira nos últimos 30 dias, em Apodi. Os primeiros foram perfurados no bairro Bacural I e na comunidade de Juazeiro I, e estão em fase de instalação. Juntos, os três poços irão atender a mais de 300 famílias que sofrem com a dificuldade de abastecimento.
#MeioAmbiente 10/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Município de Apodi receberá Caravana Ecológica do IDEMA em setembro
O município de Apodi, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, foi um dos cinco selecionados para receber a Caravana Ecológica 2017, um importante evento que busca fornecer à população informações sobre o meio ambiente, contribuindo para as mudanças de comportamentos, hábitos e atitudes relacionados à proteção ambiental.

A Caravana Ecológica será realizada pela Subcoordenadoria de Planejamento e Educação Ambiental do IDEMA (Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente), junto a Prefeitura de Apodi. Esta parceria foi acertada durante reunião entre representantes do IDEMA e o prefeito Alan Silveira, na manhã desta quinta-feira (10).

Conforme o cronograma, o evento acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de setembro na Praça da Matriz. Serão montados vários espaços com temáticas diferentes, onde serão realizadas oficinas, cursos, apresentações teatrais e culturais, sessões de cinema, práticas de laboratório, dentre outros.

Durante a reunião, o prefeito Alan demonstrou interesse em firmar parceria, devido à grande quantidade de recursos naturais existentes no município, principalmente a água, que precisam de um olhar mais atencioso da população sobre eles.

“Esta é uma ideia que iremos abraçar, com certeza. Promover a discussão sobre os problemas ambientais globais, principalmente, aqui no nosso Apodi é de fundamental importância. Temos a nossa água, a lagoa, a barragem de Santa Cruz, a nossa fauna e flora, ou seja, todos merecem uma maior atenção e esse evento vai levantar questionamentos importantes sobre esses pontos”, comentou.

A Caravana Ecológica 2017 tem como público-alvo estudantes de escolas públicas e privadas, professores, organizações não-governamentais, movimentos sindicais e população em geral.
#Obra 08/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeito Alan Silveira assinará segunda ordem de serviço para perfuração de poço em Apodi
O prefeito de Apodi, Alan Silveira, fará nesta quarta-feira (09) a assinatura da ordem de serviço para perfuração de um poço na comunidade de Juazeiro I, na zona rural do município. A obra beneficiará cerca de 60 famílias através do abastecimento com água potável.

“Esta é a segunda perfuração de poço que iremos autorizar em menos de dez dias. Estamos trabalhando dia e noite para atender a todos os apodienses”, comentou Alan.

O poço do Juazeiro I terá 90 metros de profundidade e será perfurado com recursos próprios, em um investimento de aproximadamente R$ 33 mil. Também será instalado um sistema simplificado de abastecimento.

A assinatura de ordem de serviço acontecerá por volta das 16h30, no prédio da Associação dos Moradores de Juazeiro, próximo a capela.
#Obra 01/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Perfuração de poço no Bacurau I vai beneficiar 210 famílias; “uma grande vitória”, afirma moradora
Após anos de muitas lutas, os moradores do bairro Bacurau I, na zona Oeste de Apodi, terão finalmente o problema de falta d’água sanado pelo poder público. O motivo é que a Prefeitura Municipal autorizou, na tarde desta segunda-feira (31), o início da perfuração de um poço artesiano e a instalação de um sistema simplificado de abastecimento.

O que parece uma ação simples, é na verdade a realização de um sonho antigo daquela localidade. A moradora e presidente de bairro, Socorro Fernandes, afirmou durante o evento de assinatura da ordem de serviço que a perfuração do poço é uma grande vitória.

“Esse poço sempre foi uma grande luta desta comunidade. É um sonho antigo da gente que está sendo realizado, é uma grande vitória. Eu fico até emocionada. Estamos muito felizes por estarem trazendo este poço para cá, por terem olhado com carinho para nós”, afirmou Socorrinha, como é mais conhecida.

O poço artesiano irá beneficiar cerca de 210 famílias no bairro, levando água potável e de qualidade para todos. O reservatório de 100 metros de profundidade será perfurado com recursos próprios, em um investimento de aproximadamente R$ 36 mil. Este é o primeiro de três poços que serão instalados no município nos próximos dias. Os demais serão perfurados nas comunidades de Juazeiro e Caboclo.

Para o prefeito Alan Silveira, ao mesmo tempo que é simples, esta ação do município soluciona vários problemas das comunidades beneficiadas.

“Nosso município é conhecido como terra da água, mas muito do nosso povo ainda passa sede. Não podemos permitir que isso continue. Sabemos o quanto esse poço representa para este bairro. Aqui sempre houve dificuldade de abastecimento e, se Deus quiser, este problema será sanado daqui a 30 dias”, destacou Alan.
#Agricultura 28/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura lança programa do milho com entrega de quase 300 sacos a agricultores
Na data em que se comemora o dia do agricultor, a Prefeitura de Apodi realizou a entrega de 266 sacos de milho de 60kg a 17 agricultores do município beneficiados pelo Programa do Milho, da Secretaria Municipal de Agricultura. A entrega aconteceu durante a manhã desta sexta-feira (28) na sede da Secretaria, logo após um café da manhã servido aos agricultores.

O programa consiste na assistência da equipe municipal na realização dos cadastros dos beneficiários junto à Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB), em Mossoró, e no transporte da carga até Apodi.

Até o momento, já foram cadastrados 200 beneficiários e a meta da Secretaria é alcançar 400 agricultores até o final do ano, segundo informou o titular da pasta, Elton Rosemberg.

Durante o evento de entrega do milho estiveram presentes os secretários municipais Laete Oliveira, Elmo Alves e Gilney de Morais, servidores do município e dezenas de agricultores.

Em sua fala, o prefeito Alan Silveira parabenizou os agricultores pelo seu dia e frisou que o Programa do Milho é mais um incentivo ao homem do campo.

“Fico muito feliz em darmos início a mais um programa que beneficia ao homem do campo, principalmente por hoje ser o dia do agricultor. Grande parte da população do nosso município reside na zona rural merecendo toda atenção e investimento, uma vez que são os agricultores os grandes responsáveis pela produção da comida que chega à nossa mesa”, destacou.

Os interessados em realizarem o cadastro no programa devem procurar a Secretaria de Agricultura de segunda a sexta, das 7h às 13h.
#Gestão 28/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura quer perfurar poço para acabar com escassez de água no Juazeiro
Para enfrentar a escassez de água potável na comunidade de Juazeiro I, na região do Vale do Apodi, o prefeito Alan Silveira afirmou em reunião que pretende perfurar um novo poço e garantir o abastecimento de mais de 60 famílias.

A afirmação foi feita em uma reunião, na tarde desta segunda-feira (27), com o presidente da associação de Juazeiro I, Jozenilson Marinho, o vereador Júnior Carlos (PSB) e o secretário de Agricultura Elthon Rosemberg.

Durante o encontro, o presidente explanou a situação da comunidade e a necessidade urgente da perfuração do novo poço. “Nosso poço está secando. Nós já temos a tubulação e a caixa d’água. Acreditamos que um poço novo vai resolver o problema”, destacou Jozenilson.

Ao final, o prefeito Alan garantiu que vai buscar meios para fazer a perfuração do poço e frisou a importância de parcerias.

“Estamos prontos para ajudar no que for possível, afinal o acesso a água é uma prioridade”, concluiu o prefeito.
#Melhoria 15/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Alan discute perenização do Rio Umari no DNOCS
As centenas de famílias apodienses que precisam tirar o sustento do rio Umari e sonham em vê-lo perenizado podem ter o desejo realizado quando menos se imaginar. O motivo é busca incansável do prefeito de Apodi, Alan Silveira (PMDB), e da sua vice Hortência Regalado, pela concretização do sonho antigo.

Nesta quarta-feira (15), os gestores do município e o secretário de Agricultura e Recursos Hídricos, Elthon Rosemberg, participaram de uma reunião com o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), em Fortaleza (CE), para discutir o tema.

Alan destacou ao diretor administrativo do DNOCS, Gustavo Medeiros, os diversos benefícios que a perenização vai trazer para a agricultura e as demais atividades que serão desenvolvidas com o projeto. Além de fortalecer a agricultura familiar local, a perenização do rio Umari vai atuar diretamente no combate à seca, visto que corta uma das regiões que mais sofre com a falta no município.

Esta foi a segunda reunião sobre o tema que o prefeito e a vice de Apodi participaram com o DNOCS, desde que foram eleitos no ano passado. A primeira aconteceu ainda em outubro na capital do Rio Grande do Norte.

Ainda na pauta da reunião em Fortaleza esteve a retomada do projeto de Irrigação da Chapada do Apodi. As obras estão paralisadas desde o final de 2015.

O prefeito de Apodi já conversou com o deputado federal Walter Alves e o senador Garibaldi Alves e pediu apoio nessa luta. Alan acredita que, além de gerar empregos, o projeto vai fortalecer a economia de toda a região.
#Infraestrutura 09/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura assumirá poço de Soledade II e colocará para funcionar
O poço da comunidade de Soledade II, que foi perfurado no final do ano passado e entregue à associação, será assumido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Agricultura.

A ideia é colocá-lo para funcionar nos próximos dias, proporcionando o abastecimento de quase 100 famílias que sofrem com a escassez de água potável.

O reservatório foi perfurado e inaugurado no final da gestão passada, mas nunca foi colocado em funcionamento. A pedido de moradores, o prefeito Alan Silveira determinou que o problema seja resolvido imediatamente.

O secretário de Agricultura, Elthon Rosemberg, informou que o principal problema para o não funcionamento do poço é a falta de energia elétrica. O pedido de ligação foi feito à COSERN, nesta quinta-feira (09), em nome da Prefeitura.

Além disso, o Executivo também irá administrar o poço e fazer a distribuição de água às famílias, bem como a manutenção e outros serviços.

“Sabemos que aquela região é bastante seca, por isso, determinei que fosse resolvido com urgência. O pedido de ligação já foi feito, agora vamos aguardar para colocar aquele poço para funcionar o quanto antes”, disse o prefeito Alan Silveira.
#Agricultura 18/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Prefeitura e Secretaria de Agricultura lançam o programa Corte de Terra 2017 em Apodi O prefeito Alan Silveira e a vice-Prefeita Hortência regalado, participaram na manhã deste sábado (18), do lançamento do Programa Corte de terra 2017. O Secretário de Agricultura, Elton Rosemberg, deu início ao evento e apresentou todo o planejamento do programa que tem como objetivo beneficiar os pequenos e médios agricultores das 4 regiões do nosso município (Areia, Chapada, Pedra e Vale).

O programa possibilita aos agricultores um dos principais custeios na sua produção agrícola. A agricultura de Apodi está há 5 anos sem nenhuma produção significativa devido à grande seca que vem assolando todo nosso Nordeste.

O prefeito frisou sobre a importância do programa e a necessidade da execução do corte de terra no nosso munícipio: “A nossa zona rural é muito vasta. Muitas pessoas residem nas comunidades da nossa cidade e tiram seu sustento da agricultura, esse programa dá o suporte para que os agricultores preparem suas terras para o cultivo”, comentou Alan.

O Programa Corte de Terra tem duas modalidades sendo: A convencional, onde os agricultores filiados ou não em associações rurais se beneficiam com 1 hora e meia de corte de terra. E distribuição de óleo diesel, onde as associações que possuem tratores recebem para cada associados 25 litros de óleo diesel que será utilizado no corte de terra dos seus agricultores associados. O Programa Corte de terra 2017, está beneficiando mais de 1.800 agricultores nas duas modalidades em nosso município.

O vereador Bebé Gama, que é representante da agricultura familiar e residente na Região do Vale falou sobre a importância do programa: “A gente sabe da importância e a necessidade desse programa para os agricultores, e o governo está tento o cuidado de iniciar esse trabalho do corte de terra no tempo certo, uma vez que já está chovendo no nosso município”, comentou.

O Banco do Nordeste foi representado pelo agente de desenvolvimento, João Cavalcante, que frisou que o Banco do Nordeste age como parceiro do programa e coloca também à disposição dos agricultores suas linhas de crédito que poderão auxiliar nas operações de investimento e melhoramento dentro das propriedades, como recuperações de barragens, horas de máquinas para construção de açudes e outros serviços que colaboram com os produtores rurais, sobretudo, com os da agricultura familiar, cujos créditos são de até quinze mil reais.

“Esse encontro foi excelente, parabéns para equipe que idealizou e que leva adiante esse programa com o apoio do gestor Alan Silveira. É uma forma que leva o produtor a ser otimista, e o incentivo para que ele volte a produzir na sua unidade produtiva, que é a propriedade rural. Esperamos que essa oportunidade seja bem aproveitada com esse excelente programa criado e tão bem trabalhado pela equipe do governo municipal”, explicou João Cavalcante.

Marcaram presença no evento os vereadores Júnior Souza, Evangelista, Costinha, Paulo Telécio e Bebé Gama. Os Secretários Elton Rosemberg, Goreti Silveira, Elmo Alves, Hessinho Mayard, Raílton Diógenes e Dagmar Suassuna.
#Agricultura 14/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRICULTURA, RECURSOS HÍDRICOS, MEIO AMBIENTE E PESCA Município quer fechar parceria com Agrícola Famosa para fortalecer agricultura familiar Membros das Secretarias de Agricultura, Urbanismo e Assistência Social se reuniram na manhã desta terça-feira (14), com representantes da empresa Agrícola Famosa. O objetivo da reunião foi firmar uma parceria para integrar a empresa em ações sociais do município e fortalecer a agricultura familiar.

Durante a conversa, a empresa se dispôs a doar tambores para coletoras de lixo e fechar parceria com cooperativas do município para comprar produtos da agricultura familiar, que não são produzidos na Agrícola, e fornecer aos funcionários da empresa.

A agrícola possui atualmente mais de 1.300 funcionários em Apodi. Em todo o Estado são quase nove mil funcionários em suas fazendas.

A parceria com as cooperativas visa a comercialização de produtos para alimentação desses trabalhadores, como carnes, hortaliças, arroz, feijão e outros, caracterizando como uma espécie de mercado alimentício. Estão sendo articulados também alguns projetos para grupo de mulheres na ação social, como corte costura, por exemplo, no qual elas fornecerão fardamentos para os trabalhadores.

Foi marcada uma nova reunião para próxima terça-feira (21), na sede da Agrícola Famosa, em Mossoró, com representantes das cooperativas, Secretaria de Agricultura e Secretaria de Assistência Social, onde tratarão sobre a parceria e avanços na ideia do projeto.
www.apodi.rn.gov.br
Emitido dia 27/04/2024 às 17:45:22