CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Obra 21/10/2019 GABINETE CIVIL Saiba como ficará a sinalização turística de Apodi O prefeito e vice-prefeita do município assinaram a ordem de serviço para execução da obra
#Gestão 09/10/2019 GABINETE CIVIL Prefeito de Apodi parabeniza os Conselheiros Tutelares eleitos no último domingo Eleições foram organizadas pelo CMDCA e fiscalizada pelo Ministério Público
#Desenvolvimento 09/10/2019 GABINETE CIVIL Prefeitura Mais Perto contemplará o Bairro Bacurau I As diversas ações acontecerão na sexta-feira, dia 11
#Administração 04/12/2017 GABINETE CIVIL Gestão bate meta e cumpre 26% das promessas de campanha em menos de um ano em Apodi
A gestão Apodi Cidade de Todos, que governa o município de Apodi desde o início desse ano, bateu sua meta de execução do plano de governo para 2017 antes mesmo do ano acabar. A novidade foi anunciada pelo prefeito Alan Silveira, nesta segunda-feira (04), através de suas redes sociais.

Um levantamento feito por cada secretaria apontou que já foram cumpridas 26,5% de todas as promessas de campanha entregues ao Tribunal Regional Eleitoral durante registro da candidatura, em agosto do ano passado.

“Em reunião de avaliação, durante a última semana, chegamos à conclusão de que já cumprimos a meta de 2017, que era de entregar 25% das ações do nosso plano. Atingimos 26,5% ao final de 11 meses e já temos muito trabalho para mostrar ao nosso povo”, destacou Alan.

Dentre as promessas cumpridas se destacam a De Olho no Crime, que implantou um amplo sistema de monitoramento eletrônico das principais vias e equipamentos públicos, implantação da Escola Jovem de Música, aumento da equipe através da contratação de médicos especialistas, enfermeiros e auxiliares de enfermagem para ampliar a capacidade de atendimento da rede de saúde do município, e a criação do programa do Pinto Caipira, executando a proposta Voar para o Futuro.

Conforme o prefeito Alan, a expectativa é que no próximo ano a gestão possa entregar muito mais conquistas à população, uma vez que várias obras e serviços já estão em andamento e a casa estará organizada, o que facilitará o trabalho de toda a equipe.

“Em 2018, com a casa organizada, teremos muito mais conquistas para comemorar. À todo o povo de Apodi, muito obrigado pela confiança. Aos que fazem a Prefeitura Municipal de Apodi, muito obrigado e parabéns! Somos resultado de um trabalho eficiente e eficaz!”, concluiu o gestor.

O plano de governo do prefeito Alan Silveira e da vice-prefeita Hortência Regalado é composto por 68 propostas, das quais 18 já foram executadas. A ideia é zerá-lo até o final do mandato, em dezembro de 2020, cumprindo o que foi prometido ao povo durante a campanha.
#Segurança 20/10/2017 GABINETE CIVIL Prefeito triplica número de câmeras de monitoramento e garante que Apodi será a cidade mais segura do RN
O prefeito de Apodi Alan Silveira inaugurou, na noite da última quarta-feira (18) em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), o novo sistema de monitoramento eletrônico do município. Com a ação, a quantidade de câmeras de vigilância de alta resolução mais que triplicou, passando de sete para 24, e foram instaladas tanto na zona urbana, quanto na zona rural.

“Estamos cumprindo mais uma proposta do nosso plano de governo. Com esta ação vamos tornar Apodi a cidade mais segura do Rio Grande do Norte e, quem sabe, do Brasil”, destacou Alan.

A ideia do sistema de monitoramento por câmeras visa auxiliar o trabalho das policiais Militar e Civil no combate à criminalidade. Com os novos aparelhos instalados será possível uma maior vigilância em todas as áreas da cidade e nos três distritos rurais: Melancias, Córrego e Soledade.

Para o capitão Júlio César, comandante da Polícia Militar de Apodi, não há dúvidas de que os índices de criminalidade no município serão reduzidos, significativamente. “Apodi dá um salto na questão da segurança com essas novas câmeras”, afirmou.

O presidente do CDL Apodi, Givanildo Batista, reafirmou a compromisso da entidade com a parceria e agradeceu ao prefeito Alan Silveira pelo forte investimento na segurança local. “O prefeito abraçou o sistema e colocou em seu plano de governo como uma das prioridades. Por isso, reforço o agradecimento pela parceria e por ter esse comprometimento com toda a segurança pública”, destacou.

A ampliação do sistema de monitoramento foi custeada pela Prefeitura Municipal, em um investimento de mais de R$ 77 mil de recursos próprios. O seu gerenciamento será coordenado pela CDL e Polícia Militar de Apodi.

Com a ação, o município passa a ser monitorado a distância por 24 câmeras de alta resolução, que estão localizadas nas entradas e saídas da cidade (4 câmeras), periferia (6 câmeras), Centro comercial (11 câmeras) e distritos rurais (3 câmeras).
#Prefeito 19/10/2017 GABINETE CIVIL “Estou com a consciência limpa”, afirma Alan Silveira sobre abertura de CPI para investigar demissões
O prefeito de Apodi Alan Silveira destacou que está tranquilo sobre a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) aberta pelos vereadores municipais para investigar supostas demissões de cunho político na maternidade no início deste ano.

“Estou com a consciência limpa. Não tenho medo, pois sei o que fiz e, principalmente, o que não fiz”, afirma Alan Silveira.

Conforme a denúncia, o prefeito teria exigido a demissão de nove servidores da Maternidade Claudina Pinto pelo motivo de eles terem ligação política com o ex-prefeito Flaviano Monteiro e, portanto, serem de oposição.

No entanto, Alan nega as acusações e prova que não tem nenhuma autoridade para demitir ou admitir nenhum servidor na instituição, uma vez que a maternidade é gerida por uma entidade filantrópica sem ligação com a prefeitura.

“Esta denúncia não tem cabimento. Se a maternidade não é do município, como é que o prefeito tem autoridade para pedir a demissão de alguém? Quero que provem o que estão dizendo”, acrescenta.

A Comissão Parlamentar de Inquérito foi requerida pelo vereador líder da oposição, Chico de Marinete (PCdoB), durante a sessão ordinária da Câmara nesta quinta-feira (19).
#Segurança 19/09/2017 GABINETE CIVIL Prefeito Alan se reúne com oficiais da PM e pede apoio no combate à criminalidade
Preocupado com a situação atual do Município de Apodi, no tocante a segurança pública, o prefeito Alan Silveira se reuniu com os oficiais da Polícia Militar capitão Júlio César e major Brilhante Filho para pedir apoio no combate à criminalidade. A reunião aconteceu durante a manhã desta terça-feira (19) na sede da Companhia de Polícia Militar de Apodi.

De acordo com o gestor municipal, a cidade de Apodi vive um momento crítico na segurança em decorrência da falta de investimentos a nível estadual. Devido a isso, o município já registrou várias mortes violentas e dezenas de assaltos em menos de nove meses.

“Estamos preocupados sim, por isso solicitei esta reunião com os comandantes da PM”, explicou Alan.

Na ocasião, o major Brilhante, que já foi comandante da PM em Apodi, se prontificou a colaborar no que for possível para amenizar os índices de criminalidade na região. O trabalho será realizado em conjunto com o atual comandante da Companhia de Polícia Militar do município, capitão Júlio César.

“O major Brilhante se colocou à disposição para fazer qualquer tipo de parceria e dar suporte para a Polícia de Apodi. Dessa forma acredito que podemos melhorar a segurança do nosso município”, concluiu o prefeito Alan Silveira.

Além da Polícia Militar, a Prefeitura já conta com uma forte parceria com a Polícia Civil local e com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL), onde está triplicando o número de câmeras de monitoramento nas zonas urbana e rural para inibir ações criminosas.
#Prefeito 30/08/2017 GABINETE CIVIL Após incêndio no lixão, prefeito de Apodi presta queixa na delegacia e pede investigação minuciosa
Moradores da cidade de Apodi, na região Oeste do Rio Grande do Norte, foram surpreendidos por uma nuvem de fumaça tóxica durante o início da noite de terça-feira (29). A fumaça surgiu de um incêndio no lixão e provocou desconforto na população, gerando muitas reclamações nas redes sociais.

Ao tomar conhecimento do problema, o prefeito Alan Silveira realizou uma visita ao lixão com o objetivo de apurar e identificar a queima de material. Foi constatado que pelo menos duas, das seis valas existentes no aterro, haviam sido incendiadas. Segundo o gestor, há uma grande possibilidade do incêndio ter sido criminoso.

“Não podemos admitir essa atitude. Enquanto representante do povo farei o que for preciso para que isso não volte a acontecer, pois sei o quanto afeta o bem estar de todo o povo de Apodi'”, destacou o prefeito.

Devido a isso, Alan Silveira prestou queixa na Delegacia de Polícia Civil na tarde desta quarta-feira (30) e pediu que fosse feita uma investigação minuciosa no intuito de descobrir os autores do crime. O trabalho será desenvolvido pelo delegado Renato Oliveira e sua equipe de investigadores.

“Estamos vigilantes e farei o que for preciso para que esse tipo de coisa não aconteça jamais, pois sabemos o quanto isso é prejudicial ao meio ambiente”, concluiu Alan.

Desde o início do ano que a equipe da Secretaria de Urbanismo e Transportes, responsável pela coleta e gestão do lixo, vem desenvolvendo um trabalho de organização do aterro sanitário. A preocupação maior é com contaminação do lençol freático, através do chorume, bem como a poluição do ar, devido a fumaça de incêndios naturais e criminosos.
#Prefeito 28/08/2017 GABINETE CIVIL Dia do prefeito Alan Silveira Confira como está sendo o dia do prefeito de Apodi, Alan Silveira, nesta segunda-feira (28)
#Administração 26/08/2017 GABINETE CIVIL “Gosto de olhar no olho do povo”, destaca prefeito Alan durante visita à Feira Livre Visita aconteceu durante a manhã deste sábado (26). Alan aproveitou para conversar com os comerciantes e saber de suas necessidades.
#Agenda 24/08/2017 GABINETE CIVIL Dia do prefeito Alan Silveira Confira como foi o dia do prefeito de Apodi, Alan Silveira, nesta quinta-feira (24)
#Agenda 23/08/2017 GABINETE CIVIL Dia do prefeito Alan Silveira Saiba como foi o dia de trabalho do prefeito de Apodi, Alan Silveira, nesta quarta-feira (23).
#Prefeito 23/08/2017 GABINETE CIVIL Câmara de Apodi homenageia prefeito pela instalação do primeiro brinquedo adaptado em praça pública do RN
O prefeito de Apodi, Alan Silveira, foi homenageado com Moção de Aplausos e Congratulações pela Câmara Municipal de Vereadores durante evento de inclusão realizado nesta quarta-feira (23) pela Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi (APDA), no Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

A homenagem é resultado da instalação do primeiro brinquedo adaptado em praça pública do Rio Grande do Norte.

Conforme o vereador Evangelista Menezes (PR), idealizador da Moção de Aplausos, a homenagem é bastante justa, visto que o gestor deu um importante passo para uma sociedade mais inclusiva. “Apodi é hoje uma cidade que vive um momento muito intenso de debates acerca da inclusão, e esta moção vem para parabenizar o prefeito Alan pela ação única no RN e incentivar outros políticos a trabalharem em prol das minorias”, destacou.

A Moção de Aplausos foi aprovada por todos os treze vereadores que compõem da Câmara de Vereadores do município.

O prefeito Alan Silveira agradeceu pela homenagem e se disse emocionado pela atitude dos vereadores. “Sinceramente, eu não esperava por isso. Estou sem palavras”, afirmou o gestor.

Desde o início da gestão o prefeito deu total atenção às pessoas com deficiência de Apodi, em especial às crianças. Alan colocou mais de 20 cuidadores nas escolas municipais para cuidar das crianças com deficiência, implantou um transporte adaptado para levar essas crianças especiais de casa para a escola e vice-versa, instalou um brinquedo especial no Centro da cidade e, no início dessa semana, entregou um ônibus com acessibilidade à Associação Universitária para fazer o transporte do estudante Marcos Monteiro, que é cadeirante, até a UERN em Mossoró.

“Tenho certeza que muitas outras ações inclusivas virão ao longo do nosso mandato”, concluiu Alan, sendo aplaudido por todos os participantes do evento.

A Moção de Aplausos e Congratulações foi entregue pelos vereadores Evangelista Menezes (PR), Soneth Ferreira (PP) e Ângelo Suassuna (SD).
#Agenda 22/08/2017 GABINETE CIVIL Dia do prefeito Alan Silveira Confira como foi o dia de trabalho do prefeito de ApodI, Alan Silveira, nesta terça-feira (22).
#Prefeito 21/08/2017 GABINETE CIVIL Dia do prefeito Alan Silveira Confira como foi o dia do prefeito de Apodi Alan Silveira, nesta segunda-feira (21).
#Agenda 17/08/2017 GABINETE CIVIL Dia do prefeito Alan Silveira Confira como está sendo o dia de trabalho do prefeito de Apodi Alan Silveira, nesta quinta-feira (17)
#Desenvolvimento 17/08/2017 GABINETE CIVIL Agente de desenvolvimento de Apodi participa de capacitação do SEBRAE em Natal
O agente de desenvolvimento do município de Apodi, Júnior Morais, está participando de uma capacitação promovida pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) com o intuito de aprimorar os serviços oferecidos pelo mesmo. A atividade acontece durante toda esta semana na capital do Estado, Natal.

De acordo com o SEBRAE, esta é uma ação da área de Políticas Públicas do órgão e tem como como gestora Adriana Bezerra.

“Estou participando dessa capacitação para oferecer melhores serviços. Este curso é de suma importância para todos os agentes de desenvolvimento do Rio Grande do Norte”, destaca o apodiense Júnior Morais.

O agente de desenvolvimento do SEBRAE tem como função auxiliar o processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas, coordenar as atividades para desenvolvimento sustentável do município, juntamente com o poder público municipal e as lideranças do setor privado local. Ele atua como um elo entre os setores público e privado.
#Agenda 16/08/2017 GABINETE CIVIL Dia do prefeito Alan Silveira Veja como foi o dia do prefeito de Apodi Alan Silveira, nesta quarta-feira (16).
#Agenda 15/08/2017 GABINETE CIVIL Dia do prefeito Alan Silveira Confira como foi o dia de trabalho do prefeito de Apodi Alan Silveira, nesta terça-feira (15)
#Gestão 14/08/2017 GABINETE CIVIL Após conseguir mais de R$ 1 mi em emendas com Walter Alves, prefeito Alan busca novos projetos para 2018
Cumprindo agenda administrativa em Natal nesta segunda-feira (14), o prefeito de Apodi Alan Silveira se reuniu com o deputado Federal Walter Alves para discutir projetos futuros para o município.

A ideia é conferir as emendas destinadas pelo deputado para este ano e garantir a alocação de novas emendas parlamentares para 2018. “Estamos sempre buscando, junto aos nossos parlamentares, benefícios para a cidade de Apodi, visto que eles podem contribuir bastante com a nossa gestão”, comentou Alan.

Somente neste ano, Walter destinou mais de R$ 1 milhão em emendas para o município de Apodi. São R$ 500 mil do Ministério do Turismo para ser investido em placas e sinalizações dos pontos turísticos, R$ 300 mil do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), que serão usados na construção de três pontes metálicas, e R$ 290 mil do Turismo para calçar o trecho que liga o museu até o sítio arqueológico Lajedo de Soledade, ambos na região da Chapada.

Conforme Alan, esta última emenda já está em caixa, aguardando apenas a assinatura do contrato e a confecção do projeto para ser liberada. As demais emendas devem ser empenhadas até o final do ano, pois são impositivas.

“Como está quase tudo encaminhado, já estamos pensando em 2018, em novas emendas e novos projetos. O deputado Walter nos garantiu que vai continuar colaborando com o nosso Apodi”, concluiu o prefeito Alan Silveira.

Ainda durante a reunião com o deputado Walter, o prefeito discutiu sobre o projeto dos alevinos que será desenvolvido pelo DNOCS em Apodi. A ideia tem como objetivo garantir o repovoamento da lagoa e de açudes do município com tilápias.
#Agenda 14/08/2017 GABINETE CIVIL Dia do prefeito Alan Silveira Confira como foi o dia de trabalho do prefeito de Apodi Alan Silveira, nesta segunda-feira (14)
#Saúde 19/07/2017 GABINETE CIVIL População vai às ruas contra o fechamento do Hospital Regional de Apodi
Uma multidão realizou grande manifestação, na manhã desta quarta-feira (19), contra o fechamento do Hospital Regional de Apodi pelo Governo do Estado. O protesto reuniu mais de cinco mil pessoas, segundo os organizadores, e culminou na interdição da rodovia federal BR - 405 por mais de uma hora e meia.

A manifestação teve como objetivo chamar a atenção do governador do Rio Grande do Norte, Robinson Faria, para o Hospital Regional Hélio Morais Marinho, situado em Apodi. A unidade corre o risco de ser fechada pelo Estado e transformada em Unidade de Pronto Atendimento ou Unidade de Básica de Saúde.

Esta medida foi anunciada através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), assinado pelo Governo do RN, Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério Público Estadual (MPRN).

Durante o protesto, moradores e representantes políticos de Apodi, Felipe Guerra, Itaú e outros municípios da região declararam palavras de ordens e usaram faixas enfatizando que não irão aceitar o fechamento do hospital.

O prefeito de Apodi, Alan Silveira, usou a palavra para afirmar que está pronto para fazer uma parceria com o Estado na gestão do Hospital Regional e destacou que a manifestação teve uma só bandeira, que foi o não fechamento da unidade.

“A nossa bandeira neste protesto é não ao fechamento e sim ao investimento. Vocês podem ter certeza, Apodi, que a parte da gestão iremos fazer, a população não vai ficar à mercê. Se o governador quiser dialogar, quiser fazer parcerias, estamos prontos. Mas tenho certeza que o povo de Apodi não vai deixar fechar o hospital, pois a força maior está aqui, que são vocês”, destacou.

Como medida de fortalecimento da manifestação, a Prefeitura decretou ponto facultativo pela manhã para que a população somasse forças em favor da causa.

Construído há 30 anos, o Hospital Regional Hélio Morais Marinho atende aos municípios de Apodi, Felipe Guerra, Severiano Melo, Rodolfo Fernandes, Itaú e algumas cidades do Ceará. Sua demanda está em torno de 200 pacientes ao dia.

Os principais procedimentos oferecidos pelo hospital são os atendimentos aos casos de urgência e emergência, clínica cirúrgica, ambulatório, raios X, entre outros.
#Administração 18/07/2017 GABINETE CIVIL Prefeito decreta ponto facultativo na quarta para fortalecer manifestação a favor do hospital
O prefeito de Apodi, Alan Silveira, decretou ponto facultativo nas repartições públicas do município durante a manhã de quarta-feira (19), em virtude do ato de manifestação contra o fechamento do Hospital Regional Hélio Morais Marinho. O decreto foi publicado no Diário Oficial dos Municípios desta terça (18).

O objetivo é incentivar a participação popular no protesto e fortalecer o movimento na luta a favor do hospital. O ponto facultativo é válido das 7h às 12h.

Segundo Alan Silveira, o município não pode ficar inerte às ações já anunciadas pelo Estado em desativar o Hospital Regional e transformá-lo em uma Unidade Básica de Saúde ou uma Unidade de Pronto-atendimento.

“Não podemos ficar parados, precisamos mostrar nossa força nas ruas e dizem um ‘não’ ao fechamento do nosso hospital. Ao mesmo tempo que decreto o ponto facultativo, convido todos os servidores e a população para participar dessa manifestação”, destacou o prefeito.

O protesto acontecerá a partir das 8h da manhã no Centro da cidade e terá concentração em frente ao Hospital Regional. Na ocasião, os manifestantes seguirão em caminhada pelas principais ruas e interditarão a rodovia federal BR - 405 por cerca de uma hora.
#Saúde 11/07/2017 GABINETE CIVIL “Não vou medir esforços para evitar que o nosso hospital seja fechado”, afirma Alan
O prefeito de Apodi Alan Silveira participou na manhã desta terça-feira (11) de um importante ato contra a desativação do Hospital Regional Hélio Morais Marinho. Além do chefe do executivo municipal, vereadores, funcionários e parte da população estiveram participando do ato, cuja palavra de ordem era “Não” ao fechamento do hospital.

O prefeito falou que está, juntamente com toda sua equipe administrativa, elaborando um termo de acordo para ser apresentado à Secretaria Estadual de Saúde Pública (SESAP), onde o município se propõe realizar uma gestão compartilhada, mantendo os serviços de atendimento à população.

“Eu não vou medir esforços para evitar que o nosso hospital seja fechado. Não é hora de apontarmos culpados, mas de apontar soluções, e reafirmo que o município fará a sua parte e não vamos deixar à população à mercê”, disse.

O ato do contra ao fechamento do Hospital Regional de Apodi aconteceu em frente à própria unidade. O prefeito, bem como toda a população de Apodi e região, estão engajados na luta para que o hospital não seja fechado.

A insatisfação generalizada tomou conta da cidade logo após o Governo do Estado anunciar que irá desativar sete hospitais regionais em todo o Rio Grande do Norte, incluindo o Hospital Regional de Apodi.
#Saúde 10/07/2017 GABINETE CIVIL “Não vamos deixar a população ficar desamparada”, afirma prefeito sobre desativação do hospital de Apodi
Foi durante uma reunião com os servidores do Hospital Regional de Apodi, na tarde desta segunda-feira (10), que o prefeito do município Alan Silveira afirmou que não vai permitir o fechamento da unidade pelo Governo do Rio Grande do Norte.

O gestor revelou que está elaborando uma proposta, junto à sua equipe, para levar à Secretaria Estadual de Saúde (SESAP) e selar uma gestão compartilhada. “A gente tem total interesse em ficar com o pronto-socorro e o Estado com o internamento. Mas para isso é preciso um planejamento financeiro, uma proposta técnica que seja viável à ambas as partes, que já estamos construindo. A população não vai ficar desamparada porque a gente não vai deixar”, destacou.

A desativação e transformação do hospital em uma Unidade de Pronto-atendimento foi anunciada no sábado (08) através de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre o Ministério Público do Trabalho (MPT), Ministério Público do RN (MPRN) e o Governo do Estado. Conforme a proposta, além de Apodi, outros seis hospitais regionais seriam fechados.

Preocupados com a saúde do Município, os servidores do Hospital Regional Hélio Morais Marinho procuraram o prefeito Alan para discutir uma solução. A técnica de enfermagem Silma Aires, que trabalha na unidade há 29 anos, foi enfática ao dizer que “hoje só temos o hospital como referência e, se não houver um acordo entre a prefeitura e o governo, a população vai ficar desassistida”.

Alan Silveira se comprometeu em continuar se reunindo com representantes do Estado para evitar o fechamento total do hospital. Ele disse ainda que está em constante conversas com a sociedade civil organizada no intuito de unir forças a favor da causa.

Os servidores também sinalizaram para uma possível manifestação pública contra a desativação. “A gente não está parado, estamos mobilizados buscando soluções junto aos órgãos competentes. Vamos fazer mobilizações na cidade, fazer barulho e chamar a população para entrar nesta luta com a gente”, concluiu Silma Aires.

Atualmente, o Hospital Regional de Apodi realiza uma série de atividades em parceira com o Município. Parte dos medicamentos e demais insumos necessários aos atendimentos são doados pela prefeitura, além de ceder quatro médicos por semana.
#Segurança 06/07/2017 GABINETE CIVIL Convênio entre Prefeitura e CDL irá triplicar número de câmeras em Apodi a partir de agosto
A partir do mês de agosto, o município de Apodi deverá triplicar o número de câmeras do sistema de monitoramento eletrônico da cidade. Esta é a previsão da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) e da Prefeitura Municipal de Apodi. O motivo é que a compra de quinze novos equipamentos já está em andamento.

“Dentro de quarenta dias, as câmeras já estarão auxiliando o trabalho da polícia e garantindo uma maior sensação de segurança ao nosso povo”, destacou o prefeito Alan Silveira.

A ampliação do sistema de monitoramento foi uma proposta de campanha do atual gestor e está incluso no programa de governo. Ao todo, serão investidos cerca de R$ 77 mil através de convênio com a CDL.

“Diante a crescente onda de violência em todo o Estado, a gente reconhece o quanto este trabalho é importante para inibir e prevenir a ação de bandidos em nossa cidade”, acrescentou Alan.

Atualmente, o sistema de monitoramento eletrônico conta com sete câmeras espalhadas pela zona urbana. Com a ampliação, o circuito passará a ter 22 equipamentos de alta resolução, tanto na cidade, quanto em algumas localidades da zona rural.
#DefesaCivil 26/06/2017 GABINETE CIVIL Município de Apodi sediará evento regional sobre Operação Pipa
O município de Apodi, localizado na região Oeste do Estado, sediará nesta terça-feira (27) um evento regional sobre a execução da Operação Pipa pelas Forças Armadas. O objetivo é dar maior transparência, esclarecer alguns procedimentos, além de tirar dúvidas quanto ao funcionamento da operação.

O evento acontecerá às 9h da manhã na Casa de Cultura de Apodi. Ele será realizado pelo Escritório da Operação Pipa do 16º Batalhão de Infantaria Motorizado (16º BI Mtz), com sede em Natal, com o apoio da Defesa Civil Municipal.

O palestrante será o capitão Fernando Rodrigues Pereira, coordenador da Operação Pipa no Oeste potiguar.

O evento contará com a presença dos prefeitos e secretários envolvidos no abastecimento de água de todos os municípios da região. O público presente poderá buscar orientações sobre a execução de todas as etapas que compõem a operação, bem como a divisão de atribuições pelas partes responsáveis pelo abastecimento em cada município.

De acordo com o último levantamento financeiro promovido pelo comando do 16º Bl Mtz, estima-se que são gastos em média R$ 25 milhões por ano para garantir a entrega de água em mais de 2 mil pontos de abastecimentos e saciam a sede de quase 100 mil pessoas em 44 municípios atendidos.
#Administração 21/06/2017 GABINETE CIVIL Alan Silveira visita Assu para conhecer funcionamento do hospital através de parceria Há um mês, o prefeito de Assu assinou um termo de compromisso com o Governo do Estado para garantir o funcionamento do Hospital Regional Nelson Inácio dos Santos, no município. O objetivo é garantir a prestação de um serviço de excelência em saúde a população.

Pensando nisso, o prefeito de Apodi Alan Silveira realizou uma visita à unidade, nesta quarta-feira (21), para conhecer a parceria, saber quais as responsabilidades do município e a viabilidade da mesma.

“Conhecemos o termo de compromisso entre o Estado e o Município de Assu, e vimos que está dando certo”, comentou Alan.

Conforme a parceria, o Município assume o pronto-socorro, garantindo consultas e atendimento médico a pacientes que estejam em estado de urgência e emergência. Já o Estado assume a ala de internamentos e cirurgias eletivas.

“O paciente chega na unidade, se consulta, toma algum medicamento, tudo por conta do Município. A partir do momento que é designado para internamento, se torna responsabilidade do Governo do Estado. É assim que está sendo realizado em Assu”, acrescentou o prefeito Alan Silveira.

Em breve, Alan se reunirá com o secretário de Saúde do RN, George Antunes, para discutir sobre o Hospital Regional de Apodi e saber se o Estado caminha para esta parceria.
#Gestão 06/06/2017 GABINETE CIVIL Prefeito de Apodi nomeia três novos secretários para Urbanismo, Assistência Social e Mulher
Foram nomeados nesta terça-feira (06), os três novos secretários que irão preencher as pastas de Urbanismo e Transportes, Assistência Social e Mulher do município de Apodi. As vagas estavam desocupadas desde o final do mês passado. A nomeação foi publicada na edição desta terça do Diário Oficial dos Municípios.

De acordo com o prefeito Alan Silveira, os nomes foram escolhidos com base em critérios técnicos. O objetivo é garantir que os serviços das secretarias sejam executados com qualidade. “Escolhemos pessoas capacitadas nas suas respectivas áreas. Nosso entendimento é que, quando a pessoa conhece o assunto, consegue desenvolver um bom trabalho”, argumentou.

Para a Secretaria da Mulher, foi escolhido o nome da administradora Valdênia Cristina Farias de Morais, que estava no cargo de Assessora da Mulher. Já para a pasta de Desenvolvimento e Assistência Social, o prefeito optou por indicar a assistente social Isiany Aliny de Medeiros Nogueira Menezes. Ela já estava na secretaria, mas como membro do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Apodi.

Para a Secretaria de Urbanismo e Transportes, foi nomeado o cearense Alan de Melo Rodrigues. Ele trabalha no setor da construção civil há alguns anos e possui vasta experiência na área.

Os três nomes tomaram posse e já estão trabalhando, com o objetivo de dar continuidade às atividades que estão em curso. “Estamos prontos e a população pode confiar. Faremos o melhor possível para fazer nosso Apodi se desenvolver cada vez mais”, comentou o novo secretário Alan Rodrigues.
#Turismo 30/03/2017 GABINETE CIVIL Prefeito Alan confirma apoio ao 28º Congresso da Ordem Demolay
O prefeito de Apodi, Alan Silveira, recebeu na manhã desta quinta-feira (30) o grupo da Ordem de Demolay do Capítulo Príncipe do Vale do Apodi. Na reunião, o governo firmou parceria para a realização do 28º Congresso Estadual da Ordem Demolay, que será realizado nos dias 26, 27 e 28 de maio.

Com o tema “Servir para Liderar”, a 28º edição do congresso acontecerá na cidade de Apodi. O prefeito Alan destacou a importância de apoiar a realização de eventos em solo apodiense.

Os organizadores do 28º Congresso Estadual da Ordem Demolay esperam receber cerca de quatrocentos participantes para o evento. O mesmo é promovido pela Loja Maçônica Vale do Apodi.
#Educação 28/03/2017 GABINETE CIVIL Alan Silveira garante apoio ao IV Simpósio de Língua Espanhola da UERN
A Prefeitura Municipal de Apodi, através da Secretaria Municipal de Educação, garantiu apoio à 4ª edição do Simpósio de Pesquisa em Língua Espanhola, evento que será realizado no Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN de Apodi.

Em reunião na tarde desta terça-feira (28), o prefeito Alan Silveira, garantiu apoio integral para que o evento seja realizado na cidade, nos dias 24, 25 e 26 de maio.

Além do prefeito Alan Silveira, participaram da reunião o secretário Municipal de Educação e Cultura, Elmo Torres, o vice-diretor da Faculdade de Letras e Artes, Gilson Chico Alves, a coordenadora geral do evento, Adriana Morais Jales, a chefe do departamento, Iara Maria Carneiro, e a coordenadora do núcleo da UERN de Apodi, Elania Costa.
#Festa 22/03/2017 GABINETE CIVIL Apodi comemora 182 anos em grande estilo; confira programação
A Prefeitura Municipal de Apodi divulgou a programação completa e detalhada da festa de 182 anos de emancipação política da cidade, que será festejado nesta quinta-feira (23). O evento terá início às 5h da manhã com a alvorada e seguirá até a meia noite com shows musicais.

Ao todo serão mais de 15 horas de comemorações. Além das apresentações musicais, o aniversário da cidade contará com competições esportivas, apresentações culturais e bolo de 18 metros de comprimento.

O evento terá início às 5h da manhã com alvorada comandada pela Banda de Música. Os músicos percorrerão diversas ruas, acordando e convidando o povo apodiense para as festividades do dia.

Às 7h começarão as competições esportivas. Primeiro será realizada a Maratona da Emancipação, com uma corrida de sete quilômetros saindo do IFRN, na Chapada do Apodi, até o Centro da cidade. Logo após será a competição de Canoagem na Lagoa, que tem como principal objetivo divulgar e incentivar a prática de outras modalidades esportivas e o uso de um dos principais pontos turísticos do município, que é a lagoa.

A partir das 9h, acontecerão as apresentações culturais no Terminal Turístico da Lagoa de Apodi.

Por volta das 10h30, será cortado e servido o bolo de 18 metros em comemoração aos 182 anos de Apodi.

As comemorações seguem até a noite, quando Danilo Nikson e Circuito Musical assumem os shows de encerramento. A festa será no Calçadão da Lagoa e terá início a partir das 22h.

De acordo com o prefeito Alan Silveira, os 182 anos da cidade não poderia passar em branco. “Essa é uma data muito importante para o nosso povo. Por isso vamos comemorar em grande estilo a nossa emancipação política”, destacou Alan.
#Segurança 22/03/2017 GABINETE CIVIL Prefeito Alan vai à Natal e pede transformação de Companhia em Batalhão da PM
Sensibilizado com o aumento da violência em Apodi, no tocante a roubos e crimes de homicídios, o prefeito Alan Silveira (PMDB) viajou até Natal, nesta quarta-feira (22), para tentar buscar investimentos na segurança e garantir uma maior tranquilidade aos moradores.

Na companhia do deputado estadual Gustavo Fernandes (PMDB), Alan se reuniu com o coronel André Azevedo, comandante Geral da Polícia Militar do Rio Grande do Norte, e pediu mais atenção para Apodi.

O prefeito reivindicou a transformação da atual 2ª Companhia de PM, existente em Apodi, em um Batalhão da Polícia Militar. O objetivo é promover mais independência das ações, com recursos próprios e com mais investimentos diretos.

Além disso, o prefeito quer incluir Apodi dentro do sistema integrado nas Unidades de Monitoramento que estão sendo elaboradas pelo Estado.

“Vamos usar nossa força para colocar Apodi dentro das ações que visam melhorar a segurança. Essa luta tem que ser minha e de todo o nosso povo. Estamos sendo alvo da bandidagem frequentemente e queremos nossa cidade tranquila de volta”, explicou Alan Silveira.

Em menos de uma semana, o município de Apodi registrou três tentativas de homicídios por arma de fogo. No início do mês, a PM notificou dois assaltos no Centro da cidade, um arrombamento a uma escola, um assassinato e um ataque criminoso à sede da Prefeitura.

O prefeito Alan Silveira garante que não vai ficar quieto vendo Apodi se transformar em uma cidade violenta. Anteriormente, ele já tinha afirmado que vai tomar medidas energéticas para trazer a tranquilidade de volta.
#AssistênciaSocial 16/03/2017 GABINETE CIVIL Alan e Hortência recebem conselheiros tutelares e discutem melhorias para categoria
O prefeito de Apodi, Alan Silveira, e a vice-prefeita, Hortência Regalado, receberam na tarde desta quinta-feira (16) a equipe do Conselho Tutelar do município para discutir melhorias para a categoria.

A reunião aconteceu na sede do poder Executivo e contou com a participação do vereador Evangelista Menezes.

Durante o encontro, os conselheiros solicitaram diversas reivindicações, dentre elas um motorista, a realização de ações conjuntas com a Secretaria de Assistência Social, empenho na busca por recursos federais e reajuste salarial.

O prefeito Alan destacou que considera o trabalho do Conselho Tutelar muito importante. Ele afirmou que, junto com Hortência, vai buscar atender todos pedidos.

“Vamos buscar atender as reivindicações do Conselho Tutelar o quanto antes. Sabemos da importância desse órgão e a valorização dos conselheiros é um incentivo para que eles desenvolvam um bom trabalho”, declarou Alan Silveira.
#Segurança 14/03/2017 GABINETE CIVIL Prefeito de Apodi vai cobrar medidas para barrar crescimento da violência
Após o ataque criminoso contra a Prefeitura de Apodi e os diversos roubos e furtos registrados no município durante os últimos dias, o prefeito Alan Silveira anunciou que vai pedir ao Governo do Estado o aumento do efetivo policial para proporcionar maior segurança à população.

A decisão foi discutida junto com o delegado de Polícia Civil, Renato Oliveira, e o comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar, tenente Júlio Batista, na tarde desta terça-feira, 14.

Apesar de estar dentro das perspectivas da cidade, segundo dados da Polícia Civil, o número de assaltos nos últimos dias tem deixado a sociedade apodiense amedrontada. Diante da situação, Alan decidiu buscar, junto ao Governo do Estado, uma forma de minimizar esses casos.

“Como prefeito me vejo na obrigação de buscar melhorias, mesmo que seja algo de competência do Estado. Por isso, junto com o delegado e o comandante da Polícia Militar do nosso município, vamos enviar um ofício ao Governador solicitando uma audiência para discutir a problemática da violência”, explicou o prefeito.

O ofício, que também será enviado ao secretário Estadual de Segurança, Caio César, esclarece a real situação do município de Apodi, no tocante a quantidade de policiais, e pede com urgência um reforço de policiais civis e militares.

“Apodi é uma cidade-polo com várias agências bancárias, comércio forte e turismo atrativo. Somos hoje 40 mil habitantes e, nada mais justo, que o nosso contingente policial seja adequado para o tamanho de Apodi”, concluiu Alan Silveira.
#Saúde 22/02/2017 GABINETE CIVIL Prefeito de Apodi anuncia que manterá convênio entre Município e APAMI O prefeito de Apodi, Alan Silveira, e a vice-prefeita Hortência Regalado, se reuniram na tarde desta quarta-feira (22) com uma comissão da Associação de Proteção a Maternidade e Infância (APAMI) e anunciaram que vão manter o convênio entre o Município e a instituição.

A reunião aconteceu no Gabinete Civil e contou com a presença do secretário de Saúde, Sabino Neto, e dos vereadores Evangelista Menezes, Chico de Marinete e Júnior Souza.

A comissão da APAMI fez a prestação de contas da instituição e explanou a atual situação da mesma, elencando os serviços que oferecem, programas que participam e que pretendem se cadastrar a partir deste ano.

“Dialogamos e decidimos manter o convênio com a maternidade. Sabemos o quanto isso é importante para as nossas mulheres e nossa intenção nunca foi fechar a maternidade, como falaram por aí. Agora, vamos partir para a parte burocrática”, destacou o prefeito Alan.

O convênio com a APAMI, que administra a Maternidade Claudina Pinto, será elaborado pela equipe da Saúde e, em seguida apresentado à diretoria da maternidade. Ainda dentro dos trâmites burocráticos, seguirá para votação na Câmara de Vereadores.

“Esses trâmites são obrigatórios e demandam um pouco de tempo, mas com empenho da nossa equipe, vamos colocar o convênio em prática o quanto antes”, concluiu a vice-prefeita Hortência Regalado.
#Município 01/01/2017 GABINETE CIVIL História História

Origem do nome Apodi

Apodi é palavra de origem indígena. Segundo os historiadores do assunto significa coisa firme. Altura unida, um planalto, uma chapada. Seria a Chapada do Apodi à qual os índios davam esta denominação? É provável que sim. A versão acima é do grande historiador Câmara Cascudo, a maior autoridade nos nossos assuntos históricos.

A fundação do Apodi

Pelos seus dados biográficos, encontrados nos documentos históricos em nosso poder, não completara Manoel Nogueira Ferreira 25 anos de idade, quando pisou pela primeira vez o solo da antiga Podi, em 1680. Não encontrando maiores dificuldades, inicialmente, para conquistar os indígenas aqui estabelecidos, é de supor que fosse um bom conhecedor dos seus costumes e hábitos, pois isto facilitava a aproximação com os índios.

Tempos depois, por razões na frente relatadas, surgiu forte incompatibilidade entre colonizadores e nativos, de graves conseqüências, resultando na morte de Baltazar Nogueira, irmão de Manoel, em luta travada nas proximidades da lagoa Apanha Peixe, com os índios paiacus.

A cobiça dos irmãos Nogueira, pela terra que acabavam de descobrir e que logo reconheceram ser de excelente qualidade, com possibilidade de fazê-los progredir na exploração da agricultura e da pecuária, da caça e da pesca, deve-lhes ter despertado a idéia de afastar, o quanto antes, os primitivos moradores que aqui encontraram. Este era, de modo geral, o pensamento dos colonizadores da época, egressos de “bandeiras’ e “entradas”, muitas vezes, e, como sempre, impiedosos depredadores das comunidades indígenas.

Assim, a velha aldeia da ribeira do Apodi tinha que sofrer, também, com a presença do elemento civilizado que acabara de aportar na terra apodiense. A quietude da paisagem nativa, a paz e a tranqüilidade da família
tribal aqui radicada, passaram a ser abaladas a partir daquele momento.

Naquele tempo, a penetração do homem numa região desconhecida, hostil, exposto a perigos de toda ordem, exigia do desbravador, qualidades indispensáveis à conquista dos objetivos visados. Ser forte, corajoso e adaptado ao ambiente, eram condições necessárias para suportar as longas e duras caminhadas, de milhares de quilômetros, através de matas, rios e serras, onde as doenças, o índio bravio e as feras, eram uma ameaça permanente a esse tipo de aventura.

Foi justamente enfrentando tudo isto, desafiando todos aqueles obstáculos, que o jovem Manoel Nogueira veio esbarrar, numa de suas penetrações por regiões nordestinas, nas margens da Lagoa Itaú, que significa “pedra preta”. Com o correr dos tempos, passou a se chamar lagoa Apodi.

Tornara-se Manoel Nogueira Ferreira um dos primeiros desbravadores da região oestana do Rio Grande do Norte, penetrando pelo sul da província, procedente da Paraíba, para implantar os fundamentos iniciais da nossa economia agrícola e pastoril. Fazendo roçados, plantando, criando gado, abrindo estradas, construindo e implantando as primeiras vias de comunicação. Fundava-se Apodi.

A criação do Distrito data de 1766. O Município, criou-o, com território desmembrado de Portalegre, a Resolução do Conselho do Governo da Província, de 11 de abril de 1833, confirmada pela Lei provincial n.° 18, de 23 de março de 1835. Apodi obteve foros de Cidade pela Lei provincial n.° 988, de 5 de março de 1887. É sede de Comarca, com 2 termos: Apodi e Itaú.
www.apodi.rn.gov.br
Emitido dia 07/05/2024 às 23:44:59