CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#Mulher 09/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL Dia da Mulher: Cinema com Elas

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial, promoveu na noite dessa quarta-feira (08), um evento intitulado "Cinema Com Elas" para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

A comemoração foi realizada na Casa de Cultura onde, na ocasião, foram exibidos documentários e filmes contando histórias de mulheres que marcaram época e inspiram novas gerações. O prefeito Alan prestigiou o evento, ao lado da secretária Itamara Sena e as gerentes Valdênia Morais Margarete Souza.

"Reconhecemos o valor das mulheres, cada uma com sua história de vida, suas lutas e conquistas, competência e capacidade de exercer a função que ela quiser, além da incumbência de ser mãe, esposa e dona de casa. Parabéns a todas as mulheres guerreiras pelo seu dia", homenageou, Alan.

#Mulher 08/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL Apodi comemora o dia Internacional da Mulher

O prefeito Alan Silveira, ao lado dos secretários Sabino Neto, Luciano Moura e das gerentes Margarete e Valdenia, participou na manhã desta quarta-feira (08), da comemoração do Dia Internacional da Mulher na Secretaria Municipal de Saúde.

"Sabemos que as mulheres merecem ser lembradas todos os dias. Mas hoje é o dia especial de homenagear as mulheres do mundo todo. São mulheres, são mães, donas de casa, trabalhadoras e são guerreiras que estão em nossas vidas. Reconhecemos a importância dessa data. Feliz Dia Internacional da Mulher", enfatizou Alan Silveira.

#Mulher 08/03/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL Dia da Mulher: Roda de conversa com a advogada Laura Marinho

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria de Desenvolvimento, Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial realizou, na tarde desta quarta-feira (08), uma roda de conversa com a participação de mulheres do município.

O momento, que contou com a advogada Laura Marinho como facilitadora, fez parte da programação do Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta data.

#Mulher 24/11/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDE RACIAL Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher

Violência contra a mulher é qualquer ato que cause morte, dano ou sofrimento físico, sexual ou psicológico à mulher, baseado no gênero. Essas ações refletem questões de ordens cultural, social ou religiosa e devem ser combatidas.

O Dia Internacional da Não Violência contra a Mulher é comemorado em 25 de novembro em homenagem às irmãs dominicanas Pátria, Minerva e Maria Teresa Mirabal, conhecidas como Las Mariposas, que foram assassinadas por se oporem ao regime ditatorial de Rafael Leónidas Trujillo.

#Mulher 24/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL Prefeitura de Apodi apresentou mais uma Live “De Mulher Para Mulher” nesta Segunda

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial, apresentou nesta noite de segunda (22), mais uma Live da série "De Mulher Para Mulher".

Nesta 3ª edição foi abordado o tema: Violência Sexual com a enfermeira Monalisa nando levando informações e orientações às mulheres.

#Mulher 08/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL De Mulher pra Mulher: Secretaria realiza live dedicada ao mês da mulher A primeira live aconteceu na noite desta segunda-feira , dia 08
#Mulher 30/01/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL Projeto Agita Apodi reúne cerca de 400 pessoas São aulas de educação física, danças, caminhada, funcional e avaliação
#Mulher 11/03/2018 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL Secretaria da Mulher de Apodi realiza ação voltada à saúde da Mulher
#Mulher 06/12/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL Apodi lançará campanha pela conscientização do homem sobre o fim da violência contra as mulheres
O município de Apodi, localizado na região Oeste do Rio Grande do Norte, lançará nesta quarta-feira (06) uma campanha que visa conscientizar os homens acerca da violência contra as mulheres. A campanha faz parte de uma ação nacional que será trabalhada em Apodi pela primeira vez.

Denominado de “Laço Branco”, a campanha será desenvolvida pela Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial dentro dos “16 Dias de Ativismo pelo fim da violência contra a mulher”.

De acordo com a secretária Valdênia Morais, a ideia é trabalhar o assunto da violência contra as mulheres diretamente com os homens.

“A gente está trabalhando esta temática desde o mês passado com as mulheres, e não poderíamos deixar os homens de fora. Nosso objetivo é conscientizá-los e trazê-los para o nosso lado, só assim, poderemos pensar num mundo sem violência”, explicou Valdênia.

A campanha “Laço Branco” será lançada a partir das 20h no Patamar da Igreja Matriz de Apodi, dentro dos festejos da padroeira Nossa Senhora da Conceição.

O Laço Branco diz respeito a uma mobilização que surgiu no Canadá, devido a uma tragédia ocorrida em 1989, em Montreal. Naquele ano, Marc Lepine, de 25 anos, invadiu uma escola politécnica canadense, ordenou que homens se retirassem, assassinou 14 mulheres e suicidou-se em seguida.

No Brasil, a campanha teve início em 1999, sob coordenação da Rede de Homens pela Equidade de Gênero (RHEG), que reúne organizações não governamentais e núcleos acadêmicos.

Em 2007, foi promulgada a lei nº 11.489/2007, que estabelece o dia 6 de dezembro como Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres.
#Mulher 13/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL Secretaria da Mulher realiza campanha de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher em Apodi
A prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da igualdade Racial, está promovendo a campanha 16 dias de ativismo com ações de prevenção e enfrentamento da violência contra a mulher. O evento acontecerá de 14 de novembro ao dia 12 de dezembro.

Durante os dias de evento haverá palestras nas escolas com a temática lei Maria da Penha e a violência contra a mulher e o lançamento da campanha do Laço Branco, que mostra homens unidos pelo fim da violência contra a mulher. No encerramento, dia 12 de dezembro, haverá um “Café Lilás Solidário”, na sede da Secretaria da Mulher e da Igualdade Racial.

A secretaria da Mulher de Apodi Valdenia Morais destaca que o assunto precisa ser debatido entre todos. “Durante 16 dias faremos a maior campanha que Apodi já teve nesse sentido. Esses dias de ativismo mostram toda a nossa atenção ao tema que é mais que urgente”, disse.

O prefeito de Apodi Alan Silveira disse que a ação foi estrategicamente pensada para contemplar a temática e beneficiar as mulheres da municipalidade. “Na nossa gestão entendemos que política pública é algo que deve ser levado a sério, por isso apoiamos e desenvolvemos importantes ações que venham a beneficiar o nosso povo” completou.
#Mulher 20/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL Secretaria da Mulher realiza aulão funcional e movimenta mulherada apodiense
A Prefeitura Municipal de Apodi promoveu na tarde da última sexta-feira (17), um aulão funcional para mulheres no patamar da Igreja, no centro da cidade. O evento contou com a participação das academias apodienses e profissionais de educação física.

De acordo com a secretária Municipal da Mulher, Dagmar Suassuna, a iniciativa teve como objetivo garantir um momento de lazer e também de saúde às mulheres do município.

“A nossa secretaria teve essa ideia e logo foi muito bem aceita para sociedade. A prova está bem aqui na nossa frente, com o patamar lotado”, destacou Dagmar.

Acompanhado de secretários, o prefeito Alan Silveira também esteve presente no evento, que reuniu uma considerável parte da população feminina da municipalidade.

O educador físico Buiu Noronha falou sobre a importância da educação física para a saúde. Ele ressaltou diversas vantagens, principalmente sobre a saúde.

“As vantagens fisiológicas são evidentes, como melhora do sistema circulatório e imunológico, na eficiência cardíaca, alívio nos sintomas da TPM, dentre outras, com isso estimulamos uma vida saudável”, disse.

Buiu Noronha lembrou ainda que a atividade física auxilia no desenvolvimento de capacidade como disciplina, concentração e atenção, competências que são levadas para todos os aspectos da vida.

“Tem uma frase muito interessante de Michael Boyle que diz Você irá gastar tempo e dinheiro com sua saúde, isto é fato. Sua decisão se resumirá a uma simples escolha, exercícios físicos ou consultórios médicos”, concluiu

O aulão funcional fez parte do cronograma de atividades do “Março Lilás”, realizado pela Secretaria Municipal da Mulher. Após as atividades, foi servido um lanche natural feito à base de frutas e sucos.
#Mulher 11/03/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL Secretaria da Mulher realiza evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher
A Prefeitura Municipal de Apodi e a Secretaria da Mulher e Igualdade Racial realizaram na manhã deste sábado, 11, a festa de comemoração ao Dia Internacional da Mulher que teve como tema: “A mulher Transformando Escolhas”. O Evento contou com a parceria das Secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e Esportes, e o Grupo de Assistência às Pessoas com Câncer (Gaspec), e o apoio da Câmara Municipal dos Vereadores, Academia BNFIT e o Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres (CMDM).

O Prefeito Alan Silveira fez questão de prestigiar o evento e prestar a sua homenagem às mulheres do no nosso município. “O que seria de nós se não fosse as mulheres? Parabéns pelo que vocês representam em nossas vidas. Estou muito feliz com a volta da Secretaria da Mulher, e já nesse primeiro evento organizado pela nossa secretária Dagmar Suassuna e sua equipe podemos homenagear as nossas apodienses pelo seu dia com essa linda festa”, comentou.

A vice-Prefeita Hortência Regalado se emocionou por várias vezes e no uso da fala homenageou a sua mãe. “Parabéns para a mulher da minha vida, Edna Morais.” Parabenizou a Secretaria e todas as mulheres presentes. “Somos todas guerreiras. Se podemos administrar uma casa e uma família, podemos comandar o que quisermos. Vamos continuar lutando por mais direitos”, explicou.

Dagmar Suassuna externou a sua felicidade por estar mais uma vez no comando dessa pasta e frisou que a Secretaria não se limita a receber denúncias sobre violência doméstica. “Estamos aqui para ajudar a mulher a tomar conhecimento sobre os seus direitos, Apoio psicológico, informação, orientação e assistência em vários aspectos que possa ajudar as nossas apodienses”, explicou a secretária.

Os vereadores Júnior Sousa, Evangelista, Bebé Gama, Paulo Telécio, Gilvan Alves e Soneth Ferreira marcaram presença e cada um prestou homenagem a uma mulher de sua escolha. A secretaria também prestou homenagens a várias mulheres com representatividade em nossa sociedade.

A programação do mês denominado “Março Lilás” que começou desde o dia 1º, segue até o dia 31, com capacitações, atendimentos de exames e palestras. Melhores informações na Secretaria da Mulher, Localizada n rua Nonato Mota, Bairro Malvinas, próximo ao Sindicato dos Trabalhadores.
#Mulher 20/02/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL Secretaria da Mulher visita Associação do Córrego A Prefeitura Municipal de Apodi por meio da Secretaria da Mulher, realizou visita à comunidade rural de Córrego. O encontro com a Associação de Mulheres da comunidade fez parte do calendário que contempla as quatro regiões da municipalidade, para realização do “Março Lilás”, evento em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A reunião na comunidade de Córrego aconteceu no auditório Pe. Teodoro Snijders e contou com a participação das moradoras da comunidade, que aproveitaram para manter uma maior proximidade com administração municipal.

Da Secretaria Municipal da Mulher, participou da reunião a secretária Dagmar Suassuna, a professora Mônica e também Flávia, da Casa dos Conselhos. Toda a equipe encontra-se mobilizada para a realização do evento.
www.apodi.rn.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 01:50:53