CategoriaData de publicaçãoSecretariaTítuloTexto
#DireitosHumano 02/04/2024 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE 02 de Abril - Dia Mundial de Conscientização do Autismo

Em 2 de abril, abraçamos o amor, a diversidade e a compreensão.

Vamos celebrar as habilidades únicas de cada pessoa no espectro autista e trabalhar juntos pela inclusão e aceitação.

#DireitosHumano 10/11/2023 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Apodi realiza XVI Marcha da Inclusão

Aconteceu, nesta sexta-feira (10), a XVI Marcha da Inclusão, realizada pelo Centro Regional de Educação Especial Geovania Andrade de Moraes.

"O centro Geovania Andrade é uma parceria entre a Prefeitura de Apodi e Governo do Estado, na qual a gestão municipal entra com o Prédio, água, energia e Internet. Parabéns a todos os envolvidos pelo excelente trabalho e por mais uma edição da Marcha da Inclusão", falou o Prefeito Alan.

#DireitosHumano 18/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL Apodi realiza caminhada em prol do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

A prefeitura de Apodi realizou, na tarde desta quarta-feira (18), a caminhada "Faça Bonito - proteja nossas crianças e adolescentes. Participaram o prefeito Alan Silveira, Chefe de Gabinete Luciano Moura, demais secretários municipais, membros dos programas sociais, gestores, professores e alunos das escolas locais.

"Esse foi mais um importante momento para reafirmamos nosso apoio e proteção às nossas crianças e adolescentes. Comemoramos hoje o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Uma temática importante que a nossa gestão trabalha como forma de proteção e garantia de direitos", comentou Alan Silveira, prefeito de Apodi.

#DireitosHumano 13/05/2022 SECRETARIA MUNICIPAL DE DESENVOLVIMENTO, ASSISTÊNCIA SOCIAL, MULHER E IGUALDADE RACIAL Prefeitura realiza Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes

A Secretaria Municipal de Assistência Social realizou, nesta sexta (13), o II Fórum Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. O evento faz parte da programação da Campanha 18 de Maio "Faça Bonito" 2022, direcionado aos jovens e adolescentes das Escolas Públicas e Privadas.

Com a presença do Prefeito Alan Silveira, Secretários Municipais, representantes dos Programas Sociais, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar, Selo Unicef, Câmara de Vereadores, Ministério Público, Polícia Civil, e Promotoria de Justiça.

"Direcionamos esse momento aos estudantes adolescentes do município, por considerarmos a importância de dialogar, orientar e, sobretudo, trabalhar essa temática tão importante. Tivemos também uma conversa com o sistema de garantia de direito passando todas as orientações da rede de proteção à juventude. Lembrando que a programação segue com o Dia D, numa caminhada, dia 18 de maio, e encerramento dia 31", frisou a secretária Itamara sena.

#DireitosHumano 24/03/2021 SECRETARIA MUNICIPAL DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO Prefeitura de Apodi adere ao programa Prefeito Amigo da Criança

O prefeito Alan Silveira participou de uma reunião, nesta quarta-feira (24), com equipes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Mulher e Igualdade Racial, Saúde, Educação e Cultura e com representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, para tratar sobre o projeto "Prefeito Amigo da Criança".

Programa realizado pela Fundação Abrinq que tem como objetivo mobilizar, valorizar e assessorar tecnicamente os prefeitos que assumem a criança e o adolescente como prioridade na Gestão Municipal desenvolvendo políticas públicas e efetivação de seus direitos.

"Assinei o termo de adesão do programa "Prefeito Amigo da Criança", no qual me comprometo a cumprir com a agenda de trabalho proposta pelo programa", destacou o prefeito Alan Silveira.

#DireitosHumano 02/07/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDE RACIAL Secretaria da Mulher e da Igualde Racial disponibiliza número de telefone para atender população

A Prefeitura Municipal de Apodi, por meio da Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial colocou a disposição da população um número de telefone.

Através da linha telefônica a população pode enviar também mensagem via aplicativo Whatsaap.

Precisa entrar em contato com a Secretaria da Mulher e não sabe como? Ligue ou mande uma mensagem pelo o telefone 99466-3278 em horário de expediente que estaremos à disposição para melhor te atender.

#DireitosHumano 14/02/2020 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Prefeitura realiza Promoção da Saúde Prisional

A Prefeitura Municipal de Apodi realizou, nessa quinta-feira (13), o projeto "Promoção da Saúde Prisional", com realização de exames nos apenados do Centro de Detenção Provisória - CDP Apodi.

"Foi realizado eletrocardiograma nos apenados e serão realizados também exames de sangue, os quais contemplarão também os agentes penitenciários por esse projeto. A equipe de saúde prisional foi criada na nossa gestão, junto com a UBS Saúde Prisional, onde temos uma equipe formada por médico, enfermeiro, psicóloga e técnico de enfermagem realizando atendimentos todas as semanas no CDP, e agora, com esse projeto com oferta de exames. Tá todo mundo vendo, Apodi seguindo em frente", falou o prefeito, Alan Silveira.

#DireitosHumano 27/11/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL “É preciso dar um basta”, destaca vice-prefeita durante panfletagem sobre violência contra a mulher no Centro de Apodi
A Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial de Apodi realizou, durante a manhã do sábado (25) na Feira Livre, uma blitz de conscientização sobre a violência contra a mulher. A ação fez parte da campanha 16 Dias de Ativismo, que visa alertar a sociedade acerca da prevenção e enfrentamento deste tipo de violência.

A vice-prefeita Hortência Regalado, que também é presidente do Conselho dos Direitos das Mulheres no município, participou da blitz. Ela se juntou à equipe da Mulher para panfletar e tentar conscientizar a população sobre a Lei Maria da Penha.

“Esta ação pode parecer simples, mas só vamos conseguir acabar com a violência contra a mulher fazendo este trabalho de formiguinha. Não podemos ficar paradas vendo os números altos de mulheres morrendo porque foram agredidas. É preciso dar um basta nisso”, destacou Hortência.

Foram mais de duas horas debaixo do sol distribuindo panfletos e conversando com a população. Durante a blitz, várias pessoas que passavam pelo Centro reafirmaram apoio à causa.

“Estamos mostrando à sociedade que nós mulheres merecemos respeito, longe de qualquer tipo de violência”, acrescentou a secretária da Mulher Valdênia Morais.

A campanha 16 Dias de Ativismo teve início no dia 14 de novembro e segue até 12 de dezembro. Neste período estão sendo realizadas diversas ações, como palestras nas escolas, lançamento da campanha do Laço Branco, que mostra homens unidos pelo fim da violência contra a mulher, atendimento às mulheres no Ônibus Lilás, dentre outros.
#DireitosHumano 18/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde emite cartão do SUS para detentos do CDP de Apodi
Os detentos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Apodi receberam, na manhã desta sexta-feira (18), um mutirão de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde da cidade. A ação foi para confecção do cartão do Sistema Único de Saúde - SUS.

A demanda foi percebida após visita da equipe para realizar atendimento médico e odontológico no início da semana. Durante os atendimentos foi necessário encaminhar alguns detentos para exames laboratoriais, sendo necessário, portanto, o cartão do SUS para ter acesso ao serviço.

Durante o atendimento, a equipe verificou que a grande maioria dos detentos não tinha o cartão do SUS. Percebendo isto, Secretaria Municipal de Saúde realizou a confecção do documento na manhã desta sexta-feira.

Ao todo, quarenta cartões do Sistema Único de Saúde foram confeccionados. Com a ação, os detentos terão acesso total aos benefícios do sistema. O cartão SUS é a porta de entrada de acesso a toda a rede pública de saúde do país.

“O dever do município é garantir o acesso à saúde a todos, e é isso que estamos fazendo com esta ação”, comentou o prefeito Alan Silveira.
#DireitosHumano 17/08/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DA MULHER E DA IGUALDADE RACIAL Apodi realizará I Conferência Municipal de Igualdade Racial
Apodi na década dos afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento. Este é o tema da I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial que será realizada pela Secretaria Municipal da Mulher e da Igualdade Racial de Apodi. O momento será uma forma de organização e articulação de políticas públicas no intuito de superar as desigualdades raciais.

A I Conferência Municipal de Promoção da Igualdade Racial acontecerá nesta sexta-feira (18), no auditório da Escola Estadual Professor Antônio Dantas. As atividades de credenciamento serão iniciadas às 7h30, simultaneamente ao coffee break que será oferecido.

De acordo com a secretária Valdenia Morais, o momento será de extrema importância para a elaboração de políticas públicas que venham a minimizar as desigualdades raciais no âmbito municipal. “Nosso encontro discutirá a elaboração de políticas públicas que venham garantir o reconhecimento de direitos, a justiça e o desenvolvimento com ênfase na população afrodescendente”, destacou.

O prefeito Alan Silveira, bem como toda a equipe da gestão, incentiva a realização de discussões que resultem na garantia de direitos essenciais para uma boa convivência em sociedade, de forma mais justa e igualitária, como meio de garantir a equidade entre as classes.
#DireitosHumano 06/07/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA Prefeitura de Apodi garante transporte de estudante com deficiência à universidade
Uma reunião realizada na manhã desta quinta-feira (06) apontou uma solução para o transporte do estudante universitário Marcos Monteiro, que tem dificuldade de locomoção, necessitando assim de um veículo adaptado. A prefeitura sugeriu uma solução paliativa que foi apoiada pelos vereadores, numa tentativa de resolver o problema de imediato, uma vez que as aulas já começaram.

Conforme acordado, será disponibilizado um veículo pela presidência da Câmara de Vereadores de Apodi, custeado pela prefeitura, para realizar o transporte do estudante.

A resolução garantirá que Marcos Monteiro, que faz o curso Ciências da Computação na Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN), em Mossoró, possa retornar a universidade já a partir da próxima segunda-feira (17). O transporte no carro cedido ocorrerá enquanto o município realize a adaptação de um ônibus para garantir a locomoção e inclusão do aluno.

“O município já trabalha em parceria com todas as associações e instituições que trabalham em favor do bem estar social. O Aluno Marcos tem todo direito de cursar uma faculdade, vamos fazer valer esse direito que, com certeza, incentivará outras pessoas com limitações”, destacou o prefeito Alan Silveira.

Além do prefeito, a reunião contou com a participação do representante do Conselho Municipal de Pessoas Deficientes de Mossoró, Thiago Queiroz, diretoria da Associação dos Estudantes de Nível Técnico e Superior de Apodi (AENTS), representantes da Diretoria Regional de Educação e Cultura (13ª DIREC), representantes do Conselho Municipal de Educação e membros da Associação de Pessoas com Deficiências de Apodi (APDA).
#DireitosHumano 29/06/2017 SECRETARIA DE JUVENTUDE, ESPORTE E LAZER Membros da associação dos deficientes de Apodi se reúnem com Alan e agradecem pelo apoio O prefeito Alan Silveira reuniu-se na tarde desta quinta-feira (29) com membros da Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi (APDA). Na pauta constava a importante parceria que o município tem firmado com a referida associação, no intuito de fazer tudo o possível para que a APDA possa desempenhar suas funções de forma satisfatória.

Sobre a reunião, o prefeito Alan Silveira citou a atenção especial que tem dado as associações do município. “O município tem dado total apoio a todos as associações e instituições. Nesse ano colocamos um carro disponível para levar as crianças especiais para as escolas, as secretarias, bem como o gabinete civil, também estão de portas abertas. Aproveito para dizer que teremos mais ações beneficentes em breve”, comentou.

Os membros da associação agradeceram ao prefeito pelo apoio e elencaram dois pedidos, dentre eles a criação do Conselho Municipal dos Deficientes Físicos.

A Associação de Pessoas com Deficiência de Apodi – APDA desenvolve ações no sentido de garantir os direitos das pessoas com deficiência. A gestão Apodi Cidade de Todos faz questão de contribuir no que for necessário para que esse trabalho da APDA seja o mais eficiente possível.
#DireitosHumano 13/01/2017 SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE Secretaria de Saúde realiza campanha de prevenção a tuberculose e AIDS no CDP de Apodi O melhor caminho para promover a saúde é a prevenção. Pensando nisso, a Prefeitura de Apodi, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta sexta-feira (13), uma série de ações educativas e preventivas dentro do Centro de Detenção Provisória (CDP) do município.

O trabalho foi coordenado por uma equipe do programa Saúde da Família.

Segundo o secretário de Saúde, Sabino Neto, as ações foram realizadas através de uma parceria com a diretoria do CDP. A equipe realizou palestras educativas e testes rápidos de tuberculose, AIDS e sífilis em 63 presos e também nos servidores.

Márcio Morais, diretor da unidade prisional, caracterizou a ação como de grande importância. Ele destacou que a atenção aos detentos vai reforçar as ações de prevenção que o CDP já realiza.

“O trabalho preventivo é muito importante. Com a vinda dos profissionais de saúde, aqui no CDP, é mais fácil diagnosticar algum problema e assim buscar uma melhor atenção médica. Aqui nós já distribuímos preservativos nos dias de visitas íntimas. Mas, o interno sabendo que fez o teste de HIV e sífilis e deu negativo, passará a ter cada vez mais cuidado em se prevenir”, comentou o diretor.

Sabino revelou que é de interesse do município manter essa parceria com o CDP, seja com campanhas ou outras ações dentro da unidade. O objetivo é garantir a saúde e o bem-estar de quem precisa.

“Apesar de simples, essa ação teve uma importância gigantesca para os detentos, e nós vamos continuar realizando. Nosso objetivo aqui é educar e conscientizar sobre a necessidade da prevenção”, afirmou o secretário.
www.apodi.rn.gov.br
Emitido dia 28/04/2024 às 20:50:37