O Município

Dados do município.

Dados do município/localização

Fundação: 19/04/1680
Emancipação Política: 23 de março de 1835
Gentílico: Apodiense
Unidade Federatíva: Rio Grande do Norte
Mesorregião: Oeste Potiguar
Microrregião: Chapada do Apodi
Distância para a capital: 342 KM

Dados de características geográficas

Área: 1.602.479,00
População estimada: 36257
Densidade: 2.441,00
Altitude: 67
Clima: semiárido
Fuso Horário: UTC
Origem do nome Apodi

Apodi é palavra de origem indígena. Segundo os historiadores do assunto significa coisa firme. Altura unida, um planalto, uma chapada. Seria a Chapada do Apodi à qual os índios davam esta denominação? É provável que sim. A versão acima é do grande historiador Câmara Cascudo, a maior autoridade nos nossos assuntos históricos.


A fundação do Apodi

Pelos seus dados biográficos, encontrados nos documentos históricos em nosso poder, não completara Manoel Nogueira Ferreira 25 anos de idade, quando pisou pela primeira vez o solo da antiga Podi, em 1680. Não encontrando maiores dificuldades, inicialmente, para conquistar os indígenas aqui estabelecidos, é de supor que fosse um bom conhecedor dos seus costumes e hábitos, pois isto facilitava a aproximação com os índios.

Tempos depois, por razões na frente relatadas, surgiu forte incompatibilidade entre colonizadores e nativos, de graves conseqüências, resultando na morte de Baltazar Nogueira, irmão de Manoel, em luta travada nas proximidades da lagoa Apanha Peixe, com os índios paiacus.

A cobiça dos irmãos Nogueira, pela terra que acabavam de descobrir e que logo reconheceram ser de excelente qualidade, com possibilidade de fazê-los progredir na exploração da agricultura e da pecuária, da caça e da pesca, deve-lhes ter despertado a idéia de afastar, o quanto antes, os primitivos moradores que aqui encontraram. Este era, de modo geral, o pensamento dos colonizadores da época, egressos de “bandeiras’ e “entradas”, muitas vezes, e, como sempre, impiedosos depredadores das comunidades indígenas.

Assim, a velha aldeia da ribeira do Apodi tinha que sofrer, também, com a presença do elemento civilizado que acabara de aportar na terra apodiense. A quietude da paisagem nativa, a paz e a tranqüilidade da família
tribal aqui radicada, passaram a ser abaladas a partir daquele momento.

Naquele tempo, a penetração do homem numa região desconhecida, hostil, exposto a perigos de toda ordem, exigia do desbravador, qualidades indispensáveis à conquista dos objetivos visados. Ser forte, corajoso e adaptado ao ambiente, eram condições necessárias para suportar as longas e duras caminhadas, de milhares de quilômetros, através de matas, rios e serras, onde as doenças, o índio bravio e as feras, eram uma ameaça permanente a esse tipo de aventura.

Foi justamente enfrentando tudo isto, desafiando todos aqueles obstáculos, que o jovem Manoel Nogueira veio esbarrar, numa de suas penetrações por regiões nordestinas, nas margens da Lagoa Itaú, que significa “pedra preta”. Com o correr dos tempos, passou a se chamar lagoa Apodi.

Tornara-se Manoel Nogueira Ferreira um dos primeiros desbravadores da região oestana do Rio Grande do Norte, penetrando pelo sul da província, procedente da Paraíba, para implantar os fundamentos iniciais da nossa economia agrícola e pastoril. Fazendo roçados, plantando, criando gado, abrindo estradas, construindo e implantando as primeiras vias de comunicação. Fundava-se Apodi.

A criação do Distrito data de 1766. O Município, criou-o, com território desmembrado de Portalegre, a Resolução do Conselho do Governo da Província, de
11 de abril de 1833, confirmada pela Lei provincial n.° 18, de 23 de março de 1835. Apodi obteve foros de Cidade pela Lei provincial n.° 988, de 5 de março
de 1887. É sede de Comarca, com 2 termos: Apodi e Itaú.

Histórico da formação administrativa de Apodi

Distrito criado com a denominação de Apodi, 1766.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Apodi, pela Resolução do Conselho do Governo de 11-04-1833, confirmada pela lei provincial nº 18, de 23-03-1835, desmembrado de Portalegre.

Elevado à condição de cidade e sede municipal com a denominação de Apodi, pela lei provincial nº 988, de 05-03-1887.

Pela lei municipal de 09-01-1911, é criado o distrito de Itaú e anexado ao município de Apodi.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o município é constituído de 2 distritos: Apodi e Itaú. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950.

Pela lei estadual nº 1026, 11-12-1953, desmembra do município de Apodi o distrito de Itaú. Elevado à categoria de município.

Pelo Acórdão do Superior Tribunal Federal, de 13-09-1954, representação nº 217, o município adquiriu as terras do extinto município de Felipe Guerra, como simples povoado.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual nº 2926, de 18-09-1963, o povoado de Felipe Guerra é elevado à categoria de município. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.


Na Igreja Católica, as festas religiosas tradicionais em Apodi são: a de São João Batista, realizada em 24 de junho, e a de Nossa Senhora da Conceição, celebrada no dia 08 de dezembro. Apodi apresenta, desse modo, particularidade de possuir dois padroeiros. Além da religião católica, o município possui várias Igrejas Evangélicas, ainda conta também com o Centro Espírita Nova Vida.


Espetáculo "O Auto de São João Batista".
Eventos

Durante a programação dos festejos alusivos ao padroeiro São João Batista, destaca-se o espetáculo "O Auto de São João Batista", um dos maiores espetáculos a céu aberto do Estado. O auto é uma apresentação teatral que aborda como temática o martírio: vida e morte do santo padroeiro da paróquia de Apodi, São João Batista. O elenco é formado por artistas apodienses da Associação Raimunda Dantas (ARD) e, ocorre anualmente entre os dias 19 e 20 de junho, no adro da igreja matriz de Apodi.
Centro
Baixa do CAIC
Bacural I
Bacural II
Betel
Bicentenário
Bico Torto
Cruz de Almas
Cohab
Garilândia
Independência
IPE
Lagoa Seca
Malvinas
Pequé
Portal da Chapada
Pody dos Encantos
São João
São José
São Sebastião
São Vicente
Timbaúba do Campo
Teimosos
Atualmente existe dois(3) distritos em Apodi: os distritos de Soledade[24] e Melancias[25], criados no ano de 1997, e o Distrito de Córrego[26] criado no dia 09 de maio de 2017.

Outras comunidades de destaque em Apodi são:

Sítio do Góis
Sitio Santa Cruz
Sitio Santa Rosa

Hino de Apodi

Letra e Música: José Martins de Vasconselos.

Nestas plagas de campos ardentes
Onde o sol tem mais brilho e calor,
Vive um povo de heróis e valentes
Que não temem da vida o labor

Salve terra querida e pujante,
Salve filha do vasto sertão.
Que o progresso te cinja e levante
na vanguarda da grande nação!

Apodi, Apodi, pátria amada
Como é lindo o luar que a prateia,
E a gigante lagoa adornada
De verduras que a margem rodeia
Salve terra querida e pujante...

Itaú teu herói legendário,
vibra em nós como um eco acordando
A ternura sem par de um erário
de mil glórias que vamos herdando.
Salve terra querida e pujante...

Nestas plagas, sem fim onde altiva
A viril carnaúba se alteia
medra o gênio da raça nativa
que o passado sem mancha pompeia!
Salve terra querida e pujante...

Brasão do Município

O Brasão do Município foi oficializado com uma configuração oval e está graficamente representado lateralmente por dois arcos verticais.
Ao centro, encontram-se duas flechas em formato de cruz, bem como uma lança em posição vertical, com a ponta para baixo, indicada para a faixa amarela, passando pelo centro da cruz, que traz um pergaminho com os seguintes escritos: Poty, Pody e Apodi.
O pergaminho, as hastes das flechas e os arcos caracterizam-se pela cor amarela. Os penachos da flecha, pelo verde. A lança, as cordas dos arcos, os nomes, os contornos das armas, do pergaminho, e das mãos, pelo preto. As cores utilizadas são as mesmas das indumentárias indígenas. O verde, o amarelo e o branco simbolizam as cores da Bandeira Nacional.
Os instrumentos representam os índios, antigos habitantes que dominavam a região. A cruz representa a presença dos jesuítas na catequese dos habitantes primitivos e no desenvolvimento econômico e sociocultural do município. O papel em forma de pergaminho registra a concessão de sesmarias feita aos irmãos Manoel Nogueira Ferreira e João Nogueira. Na parte inferior do Brasão, as mãos entrelaças representam o esforço simultâneo do irmãos Nogueira, povoadores da região.

Bandeira do Município

A Bandeira do Município tem como característica um retângulo dividido em três faixas verticais nas cores verde (junto ao mastro) branca e amarela, todas de igual largura, com o Brasão do Município ao centro.

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Melhoria Há 104 dia(s)

Adequação e manutenção da Praça Francisco Pinto

A Prefeitura de Apodi convida a população para mais uma inauguração. A obra de Manu [...]

#Finança Há 104 dia(s)

DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO NA CONTA

Seguindo a politica pública de efetivar os recebimentos de proventos ainda dentro do mês [...]

#Cultura Há 106 dia(s)

Prefeitura de Apodi divulga resultado final dos editais da Lei Paulo Gustavo

A prefeitura Municipal de Apodi concluiu todas as etapas dos editais da Lei Paul [...]

#Agricultura Há 113 dia(s)

Apodi inicia Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Indígena

A EMATER, em parceria com a Prefeitura de Apodi e os governos estadual e federal reali [...]

#Cultura Há 113 dia(s)

Confira o Resultado de Mérito Cultural dos editais 001 e 002 da Lei Paulo Gustavo em Apodi

A prefeitura de Apodi divulgou o resultado Parcial de Mérito Cultural dos Editais 001 [...]

#Cultura Há 113 dia(s)

Confira o Resultado de Mérito Cultural dos editais 001 e 002 da Lei Paulo Gustavo em Apodi

A prefeitura de Apodi divulgou o resultado Parcial de Mérito Cultural dos Editais 001 [...]

#Cultura Há 114 dia(s)

NATAL ENCANTADO NA COMUNIDADE

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, convida a [...]

#AssistênciaSocial Há 118 dia(s)

Prefeitura realiza evento de renovação de núpcias para idosos

A Prefeitura de Apodi, via Secretaria de Desenvolvimento, Assistência Social, Mulher e I [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito