NOTÍCIAS

01-JAN-2017

História

#Município 01 DE JANEIRO DE 2017
História

Origem do nome Apodi

Apodi é palavra de origem indígena. Segundo os historiadores do assunto significa coisa firme. Altura unida, um planalto, uma chapada. Seria a Chapada do Apodi à qual os índios davam esta denominação? É provável que sim. A versão acima é do grande historiador Câmara Cascudo, a maior autoridade nos nossos assuntos históricos.

A fundação do Apodi

Pelos seus dados biográficos, encontrados nos documentos históricos em nosso poder, não completara Manoel Nogueira Ferreira 25 anos de idade, quando pisou pela primeira vez o solo da antiga Podi, em 1680. Não encontrando maiores dificuldades, inicialmente, para conquistar os indígenas aqui estabelecidos, é de supor que fosse um bom conhecedor dos seus costumes e hábitos, pois isto facilitava a aproximação com os índios.

Tempos depois, por razões na frente relatadas, surgiu forte incompatibilidade entre colonizadores e nativos, de graves conseqüências, resultando na morte de Baltazar Nogueira, irmão de Manoel, em luta travada nas proximidades da lagoa Apanha Peixe, com os índios paiacus.

A cobiça dos irmãos Nogueira, pela terra que acabavam de descobrir e que logo reconheceram ser de excelente qualidade, com possibilidade de fazê-los progredir na exploração da agricultura e da pecuária, da caça e da pesca, deve-lhes ter despertado a idéia de afastar, o quanto antes, os primitivos moradores que aqui encontraram. Este era, de modo geral, o pensamento dos colonizadores da época, egressos de "bandeiras’ e "entradas", muitas vezes, e, como sempre, impiedosos depredadores das comunidades indígenas.

Assim, a velha aldeia da ribeira do Apodi tinha que sofrer, também, com a presença do elemento civilizado que acabara de aportar na terra apodiense. A quietude da paisagem nativa, a paz e a tranqüilidade da família
tribal aqui radicada, passaram a ser abaladas a partir daquele momento.

Naquele tempo, a penetração do homem numa região desconhecida, hostil, exposto a perigos de toda ordem, exigia do desbravador, qualidades indispensáveis à conquista dos objetivos visados. Ser forte, corajoso e adaptado ao ambiente, eram condições necessárias para suportar as longas e duras caminhadas, de milhares de quilômetros, através de matas, rios e serras, onde as doenças, o índio bravio e as feras, eram uma ameaça permanente a esse tipo de aventura.

Foi justamente enfrentando tudo isto, desafiando todos aqueles obstáculos, que o jovem Manoel Nogueira veio esbarrar, numa de suas penetrações por regiões nordestinas, nas margens da Lagoa Itaú, que significa "pedra preta". Com o correr dos tempos, passou a se chamar lagoa Apodi.

Tornara-se Manoel Nogueira Ferreira um dos primeiros desbravadores da região oestana do Rio Grande do Norte, penetrando pelo sul da província, procedente da Paraíba, para implantar os fundamentos iniciais da nossa economia agrícola e pastoril. Fazendo roçados, plantando, criando gado, abrindo estradas, construindo e implantando as primeiras vias de comunicação. Fundava-se Apodi.

A criação do Distrito data de 1766. O Município, criou-o, com território desmembrado de Portalegre, a Resolução do Conselho do Governo da Província, de 11 de abril de 1833, confirmada pela Lei provincial n.° 18, de 23 de março de 1835. Apodi obteve foros de Cidade pela Lei provincial n.° 988, de 5 de março de 1887. É sede de Comarca, com 2 termos: Apodi e Itaú.

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS MAIS RECENTES
#Melhoria Há 95 dia(s)

Adequação e manutenção da Praça Francisco Pinto

A Prefeitura de Apodi convida a população para mais uma inauguração. A obra de Manu [...]

#Finança Há 95 dia(s)

DÉCIMO TERCEIRO SALÁRIO NA CONTA

Seguindo a politica pública de efetivar os recebimentos de proventos ainda dentro do mês [...]

#Cultura Há 97 dia(s)

Prefeitura de Apodi divulga resultado final dos editais da Lei Paulo Gustavo

A prefeitura Municipal de Apodi concluiu todas as etapas dos editais da Lei Paul [...]

#Agricultura Há 104 dia(s)

Apodi inicia Programa de Aquisição de Alimentos na modalidade Indígena

A EMATER, em parceria com a Prefeitura de Apodi e os governos estadual e federal reali [...]

#Cultura Há 104 dia(s)

Confira o Resultado de Mérito Cultural dos editais 001 e 002 da Lei Paulo Gustavo em Apodi

A prefeitura de Apodi divulgou o resultado Parcial de Mérito Cultural dos Editais 001 [...]

#Cultura Há 104 dia(s)

Confira o Resultado de Mérito Cultural dos editais 001 e 002 da Lei Paulo Gustavo em Apodi

A prefeitura de Apodi divulgou o resultado Parcial de Mérito Cultural dos Editais 001 [...]

#Cultura Há 105 dia(s)

NATAL ENCANTADO NA COMUNIDADE

A Prefeitura de Apodi, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, convida a [...]

#AssistênciaSocial Há 109 dia(s)

Prefeitura realiza evento de renovação de núpcias para idosos

A Prefeitura de Apodi, via Secretaria de Desenvolvimento, Assistência Social, Mulher e I [...]

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito